Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Morro do Moreno ou Monte Fuji no Japão?

Morro do Moreno ou Monte Fuji no Japão?

Fotos espetaculares do Morro do Moreno que o internauta George Luiz Santos fez do local de trabalho em Vitória ES. 

A Mexerica Pocou!!!

A Mexerica Pocou!!!

Em qualquer lugar do Brasil a bola ESTOURA; para o capixaba ela "POCA" (pronuncia-se "POCA", com enfase no "o", por sinal, "pocar" é um verbo que só existe na lingua Capixabesa: Eu poco, tu pocas, ele poca...).

Banana no lugar de café

Banana no lugar de café

A banana começou a substituir o café em Alfredo Chaves no final da década de 50. Mas a alternativa agrícola só se expandiu mesmo nos anos 70. Hoje a cidade é conhecida em todo o estado pela produção de fruta e pela Festa da Banana e do Leite. Atualmente a banana prata ocupa 3,8 mil hectares, com produção de 21 mil toneladas por ano. A cultura reúne 1200 agricultores, informa a Emater.

Palavras que vieram da África

Palavras que vieram da África

A influência do negro na nossa cultura foi bastante expressiva. Os hábitos e costumes africanos penetraram no nosso cotidiano. Na língua portuguesa, assim como os índios, os negros acrescentaram um bom número de palavras ao nosso vocabulário.

Caranguejo liberado!

Caranguejo liberado!

Saiba mais   O Caranguejo pode ser encontrado nos mangues, desde o Amapá até Santa Catarina.  A carapaça pode alcançar 10 cm de diâmetro, e com as pernas distendidas pode ultrapassar 30 cm de envergadura...

Fases do Caranguejo

Fases do Caranguejo

Andada A andada é um evento de reprodução do caranguejo que ocorre com maior frequência entre os meses de janeiro a maio, quando machos e fêmeas saem de suas tocas para o acasalamento e liberação de larvas...

Benevente

 Benevente

A baía de Benevente é larga, rasa e aberta. Navios de mais de dez pés de calado não podem chegar a uma milha da praia, mas podem ancorar a alguma distância fora dela

Maria Ortiz e a Caprichosos de Pilares

Maria Ortiz e a Caprichosos de Pilares

Ainda no embalo do Carnaval 2006, muito se tem dito sobre Maria Ortiz, que no desfile da escola de samba Caprichosos de Pilares, no Rio, foi representada como prostituta. Mas afinal, quem foi Maria Ortiz, consagrada como heroína capixaba quando da invasão dos holandeses ao Espírito Santo, em 1625?

O cacau em Linhares

O cacau em Linhares

A cidade de Linhares, no Norte do Espírito Santo, é famosa por ser o maior produtor de cacau no Estado. E a produção desse fruto, que dá origem ao chocolate, produziu também muitas riquezas e poder.