• Artigo do jornal O PHAROL (de 1925)
    Artigo do jornal O PHAROL (de 1925)
    26/12/2011

    Não houve também, infelizmente, no momento quem advertisse aos nossos impiedosos lenhadores. Aquele tronco era o depositário dos queixumes e alegrias, dos planos guerreiros dos nossos famosos indígenas, que fugiam aos meandros das grutas da Penha, quando mais forte, mais intensa e heróica se tornou a luta dos nossos destemidos missionários da instrução e civilização.

  • Monos
    Monos
    21/12/2011

    Hoje, só há um lugar para onde poderia ser levado um casal de monos com alguma possibilidade de crescer e multiplicar-se na paz da mata, é no Parque Sooretama, ao norte do município de Linhares. Levá-los para o outro lado do rio, onde eles possam viver livres desses outros monos estranhos e rasteiros que somos nós humanos

  • Pau-Brasil
    Pau-Brasil
    24/11/2011

    No Brasil, os colonizadores cortavam a árvore, utilizavam a madeira e extraíam um corante vermelho usado para tingir roupas e fabricar tinta de escrever. O pau-brasil foi praticamente extinto devido à exploração irresponsável e ao desmatamento da Mata Atlântica, floresta onde ele nascia normalmente.

  • A Extração da Madeira de Lei - Venda Nova do Imigrante
    A Extração da Madeira de Lei - Venda Nova do Imigrante
    26/10/2011

    Fracassando a tentativa de diversificação de culturas, o período entre 1930 e 1955 foi favorável a extração de madeira. Essa atividade concentrou-se numa só espécie, o cedro, abundante em toda região do Alto Castelo que, na época, junto com o jacarandá, foram as espécies comercialmente econômicas

  • Dia Mundial do Meio Ambiente
    Dia Mundial do Meio Ambiente
    05/06/2011

    O meio ambiente e a ecologia passaram a ser uma preocupação em todo o mundo, em meados do século XX. Porém, foi ainda no séc. XIX que um biólogo alemão, Ernst Haeckel (1834-1919), criou formalmente a disciplina que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente, ao propor, em 1866, o nome ecologia para esse ramo da biologia.

  • Não jogue lixo no mar!
    Não jogue lixo no mar!
    14/04/2011

    O desequilíbrio ambiental traz cada vez maiores ameaças ao planeta, que vão desde a destruição de ecossistemas até desastres monumentais, como os que têm ocorrido no planeta. Cada material indevido que é jogado no mar pode demorar milhões de anos para se decompor. Fique atento.

  • Respeito ao Meio Ambiente
    Respeito ao Meio Ambiente
    13/12/2010

    Aproveitando o Dia Mundial do Meio Ambiente, nós do site Morro do Moreno temos a obrigação de ajudar a divulgar algumas dicas de educação ambiental. Para ler e praticar, combinado?

  • Editorial do Site: Alerta no Planeta
    Editorial do Site: Alerta no Planeta
    07/12/2010

    Outro dia, tarde da noite, liguei a tv para assistir alguma coisa e dormir. Zapeando, peguei o programa que mostra comerciais engraçados em todo o mundo. Como adoro assistir esse programa, fiquei por ali. Então, foi mostrado um comercial do Greenpeace sobre invasão na Terra...

  • Sacolas (ou Ecobags)
    Sacolas (ou Ecobags)
    06/12/2010

    Porque optar pelas duráveis, como faziam nossas avós. O mundo produz sacolas plásticas desde a década de 1950. Como não se degradam facilmente na natureza, grande parte delas ainda vai continuar por mais de 300 anos em algum lugar do planeta.