Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Folclore e Lendas Capixabas

A Pedra da Ema – Por Adelpho Monjardim

A Pedra da Ema – Por Adelpho Monjardim

Em Burarama, Município de Cachoeiro de Itapemirim, situa-se a Pedra da Ema, notável pelo fenômeno que ali se processa

Fradinhos – Por Adelpho Monjardim

Fradinhos – Por Adelpho Monjardim

O casarão, que tantas vezes mudou de dono, possui nebulosa história, que raia pela fantasia

Herança Cultural Afro-Capixaba Culinária, Medicina e Linguagem

Herança Cultural Afro-Capixaba Culinária, Medicina e Linguagem

Na parte norte do Espírito Santo foi onde a culinária doméstica mais preservou as tradições locais africanas

Outras heranças culturais africanas

Outras heranças culturais africanas

Muitos aspectos da herança cultural e da memória africana sobreviveram e chegaram aos tempos atuais, mesmo sob o domínio e o medo impostos pelos colonizadores

Ticumbi - Por Cleber Maciel

Ticumbi - Por Cleber Maciel

O Ticumbi tem um enredo, que é desenvolvido longo e demoradamente, com bailados e cantos

Festa do Mastro

Festa do Mastro

Em Vitória, Cariacica, Serra, Aracruz, Fundão, Timbuí, Acioli, Ibiraçu, Alfredo Chaves, Guarapari, Colatina, São Mateus e Conceição da Barra, são realizadas Festas do Mastro

Complexo cultural da panela de barro

Complexo cultural da panela de barro

A cerâmica arqueológica encontrada no Estado do Espírito Santo está classificada em três tradições, cada uma representativa de uma cultura indígena distinta: A Uma, Tupiguarani e a Aratu

A arte de fazer panela de barro

A arte de fazer panela de barro

As panelas de barro de Goiabeiras são feitas utilizando uma série de elementos naturais e artificiais (matéria-prima), e procedimentos técnicos específicos

Bandas de congo

Bandas de congo

A ilustração de Auguste-François BIARD, em Viagem à Província do Espírito Santo, 1858

Por que Peroás e Caramurus? - Por Areobaldo Lellis Horta

Por que Peroás e Caramurus? - Por Areobaldo Lellis Horta

À garrida "oficialidade" ao passar a igreja da Misericórdia, onde está hoje o edifício da Assembléia, a guarda, postada à porta do Palácio, bradou "às armas" e o pequeno pelotão ali existente, formou, sob o comando de um sargento