Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Matérias Especiais

Os primórdios da terra

Os primórdios da terra

Quando Vasco Fernandes Coutinho desembarcou em Vila Velha, no dia 23 de maio de 1535, encontrou muito mais do que uma terra primitivahabitada por silvícolas nada hospitaleiros.Aqui, o lusitano, tão viajado, com aventuras na Ásia e na África, deparou-se com o amor...

Novidades no Farol de Santa Luzia

Novidades no Farol de Santa Luzia

É com alegria que recebemos a notícia de que o Farol de Santa Luzia vai, enfim, ser aberto diariamente! Foi assinado em 27 de julho de 2006 um protocolo de intenções entre a Prefeitura de Vila Velha e a Capitania dos Portos. Conforme esse protocolo, a capitania cede a área do Farol para a Prefeitura transformá-lo em ponto turístico, durante o prazo de 10 anos, podendo ser prorrogado.

Livro sobre Imigrantes em Santa Teresa

Livro sobre Imigrantes em Santa Teresa

O site Morro do Moreno tem recebido doações de livros sobre o Espírito Santo. Ficamos realizados, por ser uma resposta ao nosso trabalho de divulgação da história do nosso Estado.

Pesquisa no entorno do Morro do Moreno

Pesquisa no entorno do Morro do Moreno

O pesquisador Werther Krohling está realizando um trabalho no entorno do Morro do Moreno e Praia do Ribeiro e conta com a ajuda dos moradores do Morro do Moreno 

Sebo Monarquia

Sebo Monarquia

Visitamos o Sebo Monarquia, livraria e espaço cultural localizado no Centro de Vila Velha

Homem... Mulher...

Homem... Mulher...

O homem é a mais elevada das criaturas;A mulher, o mais sublime dos ideais.Deus fez para o homem o trono;Para a mulher um altar.O trono exalta;O altar santifica.

Festa de São Benedito

Festa de São Benedito

Aos pés do imponente Mestre Álvaro, o município da Serra comemora a tradicional Festa de São Benedito, que todos os anos atrai muitos visitantes. Até o dia 27 de dezembro, os convidados cantam e dançam pelas ruas da cidade ao som do ritmo do congo. É uma homenagem ao santo padroeiro.

Congo não é música

Congo não é música

Quem disser que o congo é a música capixaba, errou em cheio. É bom não pagar mico, pois congo não é música

Pocou!!!

Pocou!!!

Em qualquer lugar do Brasil a bola ESTOURA; para o capixaba ela "POCA" (pronuncia-se "POCA", com enfase no "o", por sinal, "pocar" é um verbo que só existe na lingua Capixabesa: Eu poco, tu pocas, ele poca...).

Capixabês

Capixabês

O escritor Jair Santos, em seu conto "O maná do céu e a praga de Jocelina", história que se passa na curva de Itapuã, catalogou algumas preciosidades da linguagem capixaba, em especial, os termos do homem do mar