Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Personalidades Capixabas

Pedro Gonçalves Pereira

Pedro Gonçalves Pereira

“O dinheiro realmente é um fator importante à nossa sobrevivência, mas em relação a status não considero que seja importante, pois para mim status é uma questão de personalidade.”

Aristides Armínio Guaraná

Aristides Armínio Guaraná

Um dos mais destacados núcleos criados por ele foi o que batizou de Conde d’Eu (hoje Ibiraçu), em homenagem ao marido da Princesa Isabel e seu companheiro de armas na Guerra do Paraguai. Quando o lugar ganhou foros de vila, recebeu o nome de seu criador: Vila de Guaraná

Giovanni Modenesi

Giovanni Modenesi

“Seu Joaninho” nasceu na localidade de Taquara-Açu (Ibiraçu), em 29/5/1901, filho de um casal de imigrantes italianos.Em princípios do ano de 1922, casou-se na Igreja de Ibiraçu, com Tereza Dal Piero Modenesi, também filha de italianos imigrantes. O casamento gerou sete homens e uma mulher

Francisco Alberto Rubim - Governador (1812-1819)

Francisco Alberto Rubim - Governador (1812-1819)

Até o advento da República, o único governador do Espírito Santo, digno de benemerência, foi Francisco Alberto Rubim, capitão de mar e guerra, com relevantes serviços prestados à Marinha nos mares da Ásia e África. 

Domício Mendes

Domício Mendes

Quando em 30 de novembro de 1947 o povo de Vila Velha se dirigia às urnas para depositar o seu voto, presenciamos depois no resultado total das apurações a eleição para Prefeito Municipal do Sr. DOMICIO FERREIRA MENDES. 

Gil Vellozo

Gil Vellozo

Durante o governo de Gil Vellozo, de 1955 a 1959, a cidade de Vila Velha já contava com cerca de 30.000 habitantes, aproximadamente, e era notório o aumento da população. 

Padre Pé-de-Vento

Padre Pé-de-Vento

Quem chega a Venda Nova do Imigrante, região das montanhas do Espírito Santo, vai ouvir: “Já conhece o Padre Cleto?”  O velho padre Cleto Caliman é um pé-de-vento...

Paulo Amorim - Recordista Mundial

Paulo Amorim - Recordista Mundial

O marlin azul foi mais do que uma aventura na vida do capixaba Paulo Roberto Amorim...

Tuffy Nader

Tuffy Nader

Tuffy Nader foi prefeito de Vila Velha entre 1959 e 1962.

Roberto Carlos

Roberto Carlos

Os cachoeirenses, pelo menos a maioria, cultivam um sentimento de orgulho em relação às “coisas da terra”. Demonstrações exageradas de apreço à terra natal são um traço característico de muitos dos nascidos em Cachoeiro.Há razões históricas que justificam o bairrismo. O município sempre exerceu uma centralidade política e econômica no sul do estado do Espírito Santo. Além disso, revelou ao mundo nomes de destaque nas artes entre os quais ninguém menos que o “rei” da música popular brasileira, Roberto Carlos, o sabiá da crônica, Rubem Braga, o eterno cafajeste Jece Valadão, o “maldito” Sérgio Sampaio.