Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Demanda por minério fino gera construção de Paul e Tubarão

Demanda por minério fino gera construção de Paul e Tubarão

Os portos alternativos foram nascendo à medida que a movimentação de cargas ia exigindo mais espaços

Figueiredo assiste hoje à inauguração de Tubarão

Figueiredo assiste hoje à inauguração de Tubarão

A par de sua expressiva presença no cenário nacional como indutora de desenvolvimento, a usina será para nós em particular, um marco destinado a separar a história desse Estado em fases distintas

O Porto da Barra – o último suspiro da pujança econômica de Itapemirim

O Porto da Barra – o último suspiro da pujança econômica de Itapemirim

O trapiche da Barra foi construído por volta de 1860 pelo Barão De Itapemirim,, todo em estilo colonial, coberto por telhas vindas de Marselha, na França, com janelões e portas de pinho de riga vindos de Portugal

A história moderna do Porto de Vitória

A história moderna do Porto de Vitória

Os primeiros estudos sobre o porto de Vitória foram feitos pelo engenheiro norte-americano Milnor Roberts, em 1879

A criação da Vale - Parte III (História da Vale)

A criação da Vale - Parte III (História da Vale)

A CVRD seria constituída como uma sociedade anônima, de economia mista, com capital inicial de 200 mil contos de réis. Sua diretoria seria composta por cinco membros: um presidente e dois diretores de nacionalidade brasileira e mais dois diretores norte-americanos

A criação da Vale - Parte II (História da Vale)

A criação da Vale - Parte II (História da Vale)

Firmados em 3 de março de 1942 e tendo como signatários os governos do Brasil, da Inglaterra e dos Estados Unidos, os Acordos de Washington definiram as bases para a organização, no Brasil, de uma companhia de exportação de minério de ferro

A criação da Vale - Parte I (História da Vale)

A criação da Vale - Parte I (História da Vale)

Em 1º de junho de 1942, o Brasil estava imerso em uma crise institucional que tinha como ponto central a decisão sobre a entrada do país na Segunda Guerra Mundial

A História do Porto de Vitória

A História do Porto de Vitória

A cidade cresceu e passou a ter uma paisagem inédita: os grandes navios que “passeiam” na avenida.

Complexo Samarco - US$ 200 milhões/ano

Complexo Samarco - US$ 200 milhões/ano

O sistema de transporte do minério de ferro por mineroduto de 400 km seria a um custo 10 vezes menor do que por transporte ferroviário

Complexo Samarco e Mineração Trindade

Complexo Samarco e Mineração Trindade

A Samitri Mineração Trindade, principal responsável pelo projeto Samarco (detém 51% do capital social), foi constituída em 1939