Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Companheiros de Vila Velha

Companheiros de Vila Velha

Companheiros de farda que residiam em Vila Velha e que enfrentaram o Tiro de Guerra 105 como nós. Foram eles: Ernani Macieira de Souza Filho, Fídolo, Jair Santos, Jabes Vitalino Teixeira Gueiros, Oscar Ferreira Coelho, Oscar Almeida e Waldomiro Pereira. Na Glória havia um  descendente de alemães, muito risonho, certeiro atirador, irmão de Maria Teresa Meyerfreund e, no Aribiri, Aloísio, José Gáudio Simões e José Vítor, que era ourives. 

Tiros de Guerra 105 e 277

Tiros de Guerra 105 e 277

Começo de 1945, éramos estudantes e no ano seguinte teríamos que nos alistar no Exército e, antecipando-nos à convocação, como tantos outros colegas da faixa etária dos 17 anos, resolvemos nos alistar no Tiro de Guerra.

Como si fa una bella polenta!

Como si fa una bella polenta!

Por viverem com dificuldade, os italianos da região do Veneto adotaram o consumo da polenta. O milho era cultivado, colhido, debulhado e beneficiado artesanalmente. Quando chegaram ao ES, adaptaram esses conhecimentos para aproveitar o que era possível cultivar.

Festa da Polenta

Festa da Polenta

A Festa da Polenta surgiu por iniciativa do Padre Cleto Caliman, em 1978, quando foi convidado para ir a uma Festa da Polenta em Sagrada Família, no município de Alfredo Chaves, no Espírito Santo. Ele achou a idéia ótima e resolveu criar a festa em Venda Nova, onde o prato principal era a polenta.

Padre Pé-de-Vento

Padre Pé-de-Vento

Quem chega a Venda Nova do Imigrante, região das montanhas do Espírito Santo, vai ouvir: “Já conhece o Padre Cleto?”  O velho padre Cleto Caliman é um pé-de-vento...

As Cinco Pontes (Florentino Avidos)

As Cinco Pontes (Florentino Avidos)

Devido à situação insular de Vitória, o complexo portuário em implantação necessitava de um sistema de ligação ao continente e isso só poderia ocorrer por meio de pontes 

O Tiro de Guerra no ES

O Tiro de Guerra no ES

O Tiro de Guerra “43” teve organização perfeita, inclusive uma bem organizada Banda de Música, e teve oportunidade de prestar continências ao Chefe da República quando de visita em 1912 à capital do Estado

As formigas de Vitória

As formigas de Vitória

“Há aqui infinito número de formigas, que têm na boca umas como tenazes, com as quais talam todo o plantio e, o que é pior, fá-lo murchar”, escreveu Ambrósio Pires, em 1555.

Sementes de Ouro

Sementes de Ouro

Jônice Tristão, ao acelerar o projeto de urbanização do Albergue da Pedra Azul, em Pedreiras, Domingos Martins, nivela-se aos louros imigrantes de Cassiano Ricardo

Lei Eusébio de Queirós

Lei Eusébio de Queirós

Navios negreiros foram aprisionados na Barra do Itapemirim e em São Mateus, nos anos de 1852 e 1856. O interessante é que a embarcação confiscada em São Mateus era inglesa – Mary Smith – e transportava 350 negros.

Leia mais artigos

Pesquisa

Facebook