Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

A Copa de 2006

Bandeira do Brasil

Lembrei-me desta história por causa da melancólica participação do Brasil na Copa do mundo de 2006. O escrete canarinho chegou à Alemanha com honras de superfavorito, mas em nenhum momento justificou a fama ou correspondeu às expectativas, sendo derrotado com toda justiça pela França nas oitavas-de-final, adiando o sonho nacional de acrescentar mais uma estrela às outras cinco já colecionadas.

O time brasileiro jogou um futebolzinho burocrático, medíocre, sem sal, desinteressado, como se fôssemos nós os franceses, a desfilar nos gramados o nosso ar blasé. Entretanto, não temos o charme dos habitantes da Riviera, que visitam o Louvre em qualquer fim-de-semana, carregam suas baguetes debaixo do sovaco, fazem biquinho para falar e não precisam tomar banho porque há em cada praça uma fonte jorrando Chanel nº 5; não, esta atitude não combina com nossa tradição terceiro-mundista de quem precisa, como dizia o Amaral, correr atrás da bola como quem corre atrás de um prato de comida.

Não vou falar da decepção com a perda da taça, nem da teimosia do Parreira (excelente pintor!) em escalar como titulares jogadores que estavam em condições técnicas e físicas visivelmente inferiores à dos reservas; um ou dois dias depois da catástrofe, que já se anunciava desde os primeiros jogos do Brasil, eu já havia esquecido a Copa do Mundo.

 

Fonte: Vagas lembranças de um quase atleta, 2009
Autor: Paulo Marreco


O Esporte na História do ES

Desportos - Por Renato Pacheco

Desportos - Por Renato Pacheco

O campeonato local de 1934 contou com sete clubes. Foi então que o Rio Branco FC, fundado em 21 de junho de 1913, resolveu transformar seu barracão, em Jucutuquara, num monumental stadium, que seria inaugurado em 30 de maio de 1936

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Domingo de Remo - Por Július César Carvalho Silva

Domingo de regata de remo em Vitória é domingo diferente

Ver Artigo
Remo: O Braço Forte do Esporte Capixaba - Por João Arruela Maio

Vitória em 1952, na disputa do Campeonato Continental, na raia de Valdivia, em Santiago, no Chile

Ver Artigo
A influência do esporte na vida do ser humano - Vitor Buaiz

Da turma da Rua Sete nasceu um dos melhores times de futebol de salão da década: o Fluminensinho

Ver Artigo
Santo Antônio Futebol Clube

O bairro mais antigo da capital espírito-santense tem uma imensa importância para o futebol capixaba, pela trajetória esportiva do time do Santo Antônio

Ver Artigo
Festas, regatas, futebol e carnaval - Por Luiz Buaiz com texto de Sandra Medeiros

Em 1921, ano em que Luiz Buaiz nasceu, crescia na cidade o interesse por futebol

Ver Artigo