Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

A Grandeza de Luiz Buaiz - Por Dr. Arnaldo Ferreira e Dr. Jorge Abikair

Elegantes, pai e filho em visita ao Parque. Alexandre estreava sua gravatinha borboleta

Pai maravilhoso, amigo desinteressado, excelente médico, uma pessoa simples. Assim o médico Arnaldo Ferreira, ginecologista e obstetra, define Luiz Buaiz. Dr. Arnaldo fala com admiração de um sentimento que alimenta desde que conheceu o generoso amigo. Também generoso, Arnaldo Ferreira não se importa de que esse seja um sentimento comum a tantas pessoas que conviveram e convivem com Luiz Buaiz. A sua história é longa, e já alcança quatro gerações. Começa com seu avô e se estende ao seu filho. Por enquanto:

“Meu avô, Josué Prado, foi amigo do Sr. Alexandre, pai do Luiz Buaiz. A vida inteira Luiz foi médico, amigo, filho. Quando meu avô Josué Prado adoeceu, ele foi de uma dedicação... Foi um amigo e um filho. Até carregá-lo no colo, ele carregou.

Luiz sempre foi uma pessoa simples. Se veste simplesmente, gostava de reunir os amigos em casa. Eu era sempre convidado. Ele tinha uma quantidade muito grande de amigos, mas poucos frequentavam a sua casa.

Luiz também foi um pai maravilhoso, sempre atento aos filhos, sempre companheiro. Ele continua assim, muito ligado aos filhos e à família, aos amigos.”

O médico ressalta: “O que ele fez por mim foi de uma grandeza geral. Com uma semana de formado, de volta a Vitória, eu já estava trabalhando. Depois ele foi nosso padrinho de casamento. Temos uma vida de bom relacionamento.”

Dóris, esposa do médico, intervém, para lembrar um momento que começou com grande entusiasmo e empolgação, mas que não resultou como esperado e como seria justo. Ela fala da eleição em que Luiz Buaiz disputou a Prefeitura de Vitória: “Fomos amigos uma vida. Na campanha, chovia tremendamente e eu lá fazendo boca de urna. Ele tinha que ser eleito. Diante do trabalho dele, seria um coroamento”.

Arnaldo Ferreira retoma o seu depoimento falando das qualidades profissionais do amigo:

“Ele é um excelente profissional, um dermatologista e tanto. Um dermatologista olha, e sabe o que é ou não sabe. E o Luiz sempre sabe. Ele tem uma experiência extraordinária como dermatologista. Ele é um médico humanitário. Acho difícil aparecer outro como Luiz. Hoje os exames permitem maior facilidade de diagnosticar, mas um médico como ele, completo, dedicado, não há mais. Ele carregava o paciente. E carregava literalmente, como aconteceu com Josué Prado.

Entre médicos e associados, nunca vi alguém procurar Luiz que ele não desse um encaminhamento. Na Santa Casa ele fez uma direção excelente. Ele tinha muitos amigos médicos, mas havia um de quem ele era como irmão, o Dr. Jorge Abikair. Ele era muito ligado a Jorge. Eram amigos de fé. Jorge sempre substituía Luiz Buaiz na direção da Santa Casa. Quando os filhos de Jorge chegaram dos estudos, ele falou: ‘Arnaldo, chegou aí o Jorginho, chegou o Antônio...’

A gente se visitava. Fazíamos um jantar e um almoço, chamávamos os amigos. Hoje não se visitam, não há mais tempo.”

O que o médico Arnaldo Ferreira diz não compreender é o motivo de hoje não haver mais tempo, se antes também se trabalhava muito – “Eu também trabalhei assim. Passei muitos anos, dia 31, na sala de parto ou cirurgia” – e não faltavam ocasiões para o encontro dos amigos. Arnaldo Ferreira Filho, também médico, divide com os pais o afeto pelo Dr. Luiz, e destaca a irreverência do amigo a quem admira.

 

PRODUÇÃO

 

Copyright by © Luiz Buaiz – 2012

 

Coordenação do Projeto: Angela Buaiz

 

Captação de Recursos: ABZ Projetos

 

Texto e Edição: Sandra Medeiros

 

Colaboraram nas entrevistas:

Leonardo Quarto

Angela Buaiz

Ruth Vieira Gabriel

 

Revisão: Herbert Farias

 

Projeto e Edição Gráfica: Sandra Medeiros

 

Editoração Eletrônica: Rafael Teixeira e Sandra Medeiros

 

Digitalização: Shan Med

 

Tratamento de Imagens: TrioStudio; Shan Med

 

 

Fonte: Luiz Buaiz, biografia de um homem incomum – Vitória, ES – 2012.
Autora: Sandra Medeiros
Compilação: Walter de Aguiar Filho, novembro/2020

Personalidades Capixabas

Arnaldo Soares Pagani

Arnaldo Soares Pagani

ARNALDO SOARES PAGANI, por exemplo, nasceu em Colatina, município cujo desbravamento influiu decisivamente para a penetração da civilização rumo ao norte do Estado

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Um professor esquecido nos anais da história do Espírito Santo José Ortiz

“O ensino é filho da vocação e não o sacrifício de uma vontade escravizada à necessidade de substituir ou ao desejo de lucro.” – José Ortiz

Ver Artigo
Augusto Ruschi

Na natureza tudo e todos são interdependentes; assim, a sobrevivência de todas as espécies, inclusive o homem, só pode ser conseguida através do entendimento desta interdependência

Ver Artigo
Roland Feiertag

Fez o curso primário no Grupo Escolar Nestor Gomes e o 2º Ciclo na Escola Normal João Bley, ambos em Castelo

Ver Artigo
Biografia de dona Domingas - Prefácio Padre Roberto

Apresentação do livro de Estêvão Zizzi sobre a biografia de dona Domingas feita pelo Padre Roberto

Ver Artigo
Judith Castelo Ribeiro

Eram treze irmãos. Todos vieram do interior e ficaram numa casa de sobrado, na extinta Rua José Marcelino

Ver Artigo