Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

A pescaria do tatu - Por Sérgio Figueira Sarkis

Vista da enseada da Praia do Canto com a Ilha do Frade, à esquerda, e a Ilha do Boi, á Direita. Ao centro, as gaetas. Aquela menor, mais à esquerda, Foi onde

Foi realmente uma época muito romântica! O American Bar Michel estava em pleno vigor. Era o preferido de todas as moçoilas da época, que lá iam não só para os devidos flertes, como também e sempre para tomar o delicioso sorvete de coco verde — diga-se de passagem, criado por nós.

A regra para qualquer estabelecimento deste gênero, naqueles anos, era funcionar ao menos seis dias na semana, fechando geralmente na segunda ou terça, para limpeza e descanso. Começava às oito da manhã e terminava após a meia-noite, dependendo do número de fregueses renitentes.

Não é necessário dizer que, durante o dia, de segunda a sexta, o bar ficava às moscas. Mas tínhamos que permanecer abertos, pois, senão, daríamos a impressão de estarmos fechados também à noite.

Diante deste far-niente, combinei com alguns amigos que costumavam marcar presença por lá para papos, de arranjar um caiaque e varas de pesca, para irmos tentar a sorte na Ilha do Boi. Na época, realmente uma ilha, separada da de Vitória. A turma, formada por Nenel Miranda, Rodolfo Teixeira e Brasil Washington Araújo, topou a parada e, em torno das duas horas da tarde, saímos para a aventura.

Nesta ocasião, Nenel trabalhava com o pai, o senhor Miranda, na venda de cal fabricada pelo mesmo na Ilha das Caieiras. Para não demonstrar ao pai que iria matar o serviço, preparou-se como se fosse trabalhar normalmente, colocando a roupa usual, só que com o calção por baixo.

Estávamos colocando os apetrechos no barco quando Nenel chegou. Apressado, tirou a roupa ali mesmo na calçada, em frente ao Michel. Justo naquele momento, passa por ali, na Avenida Saturnino de Brito, o ônibus do Colégio Sacré Couer, cheio de freiras e alunas. Elas quase desmaiaram ao ver aquele homem de cuecas, ao ar livre.

É que ele havia colocado a cueca samba canção por cima do calção. Nenel, tentando melhorar a situação, ao mesmo tempo em que gritava para elas que não era aquilo que estavam pensando, rapidamente, tirou a cueca. Aí, elas desmaiaram mesmo.

Passado o susto, entramos no barco e começamos a remar, rumo à Ilha do Boi. Embora o trecho fosse pequeno, a tarefa foi um pouco árdua para nós, marinheiros de primeira viagem. Quando passávamos próximos à Ilha do Frade, vimos a Gaeta de Fora ali existente, e resolvemos aportar na mesma, para iniciar a pescaria. Uma pequena explicação: gaeta é toda ilhota de pedra, sem vegetação, localizada em mar aberto e difícil para se encostar barcos.

Brasil Washington, com habilidade, conseguiu pular na pedra, enquanto nós tentávamos encostar o caiaque. Quando estávamos conseguindo, ouvimos os gritos do Brasil. Ele havia se distanciado, e estava nos chamando para ajudá-lo. Ao chegarmos mais próximos, fomos surpreendidos com a presença de um tatu na ilhota.

Foi um corre-corre danado! Tatu na frente e nós atrás com os remos, pedras, varas, para pegar o dito cujo. Após algum tempo, conseguimos acertar com o remo na cabeça dele. E agora: o que fazer? Pescar? Nem pensar! Amarramos o tatu com a corda da âncora, pois ele poderia ainda estar vivo, e empurramos o barco para fora, seguindo de volta à terra, já trocando ideias do como contar para os outros sobre o acontecido.

Afinal, saímos para pescar e pegamos um tatu. Colocamos as linhas n'água e fisgamos um tatu. Neste meio tempo, o tatu acordou e desvencilhou-se das cordas. Pulamos fora e passamos a empurrar o bote, nadando ao seu lado. O tatu, fagueiro, parecia o Capitão Gancho comandando a embarcação.

Após algum tempo e muito esforço, chegamos à praia. Pegamos um saco no bar e colocamos o tatu dentro dele. Nem bem tínhamos terminado, a notícia já tinha corrido celeremente. Todos queriam ver a caça. O Bar Michel nunca teve um movimento tão bom à tarde quanto aquele.

Resolvemos comer o tatu naquele mesmo dia e procuramos o melhor cozinheiro de caça da época: Pedrinho, chofer do senhor Xinga Tommasi, antes de ser dono do melhor restaurante de frutos do mar da época. Foi uma festa memorável!

Fonte: No tempo do Hidrolitol – 2014
Autor: Sérgio Figueira Sarkis
Compilação: Walter de Aguiar Filho, fevereiro/2019

Especiais

Depoimento de Renato José Costa Pacheco

Vivemos uma da mais estranhas secas dos últimos 50 anos. Ninguém se lembrou, como no passado, de trazer Nossa Senhora da Penha em procissão à Capital. Mas vieram aviões do Ceará, tentando conjurar esta crise natural

Pesquisa

Leia Mais

Movimento Negro e Educação no ES - Por Gustavo Henrique Araújo Forde(12)

Nas últimas duas décadas do século XX, o Espírito Santo foi palco de uma efervescência política negra com a criação de um conjunto de organizações

Memória Capixaba o Arquivo e a Biblioteca - Por Gabriel Bittencourt

Florentino Avidos construiu o prédio destinado à Biblioteca e ao Arquivo Público, na rua Pedro Palácios

Viagem ao Espírito Santo (1888) - Princesa Teresa da Baviera (PARTE VI)

Um pouco mais tarde, ouvimos a voz exótica de uma saracura, isto é, de um raleiro que poderia ser uma Aramides chiricote Vieill

A possível verdadeira história da tragédia da Vila Rubim - Adilson Vilaça

Bernardino Realino pode ser invocado como protetor de certas categorias de cidadãos, que julgam poder contar com poucos santos

Bibliotecas - As 10 mais importantes

1) A Biblioteca Pública do Estado. Fundada em 16-6-1855, pelo Presidente da Província Dr. Sebastião Machado Nunes.