Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

A República dos Coronéis no ES

Bernardino de Souza Monteiro

Na República dos Coronéis, o governo de cada Estado ficava sob o controle de um pequeno grupo político ligado à família do coronel mais rico e influente da região. Este sistema de governo é chamado de oligarquia.

No Espírito Santo, a família Monteiro, que representava o grupo e os interesses dos cafeicultores, monopolizou o poder político de 1908 a 1930. Como geralmente acontece, a classe economicamente dominante também dominou politicamente.

Da proclamação da República até 1908, no entanto, a política interna do Espírito Santo foi marcada por uma imensa disputa pelo poder. Os grupos de elite lutaram entre si, na tentativa de garantir, com exclusividade, a chefia do governo estadual.

Para se ter uma idéia, nos primeiros anos republicanos (1889-1891), 12 pessoas governaram o Estado. Inclui-se, nesta lista, Afonso Cláudio, o primeiro presidente estadual, que foi elevado ao cargo pelo governo provisório da República. Esta turbulência estadual está associada à disputa pelo poder na esfera federal: marechal Deodoro da Fonseca versus marechal Floriano Peixoto. Foi uma fase de acomodações políticas e de consolidação do novo regime.

 

Fonte: Livro História do Espírito Santo - uma abordagem didática e atualizada 1535 - 2002
Autor: José P. Schayder
Compilação: Walter de Aguiar Filho, novembro/2014

História do ES

Repulsa às idéias de restauração - A primeira Assembléia Provincial

Repulsa às idéias de restauração - A primeira Assembléia Provincial

É de justiça observar que tomaram assento no Congresso local os nomes de mais destaque da terra. Sacerdotes ilustres, como o Dr. João Clímaco

Pesquisa

Facebook

Matérias Relacionadas

O Coronelismo

A antiga província do Espírito Santo, agora chamada Estado, passou a ser governada pelos membros da própria elite local

Ver Artigo
A Origem da Família Moneiro

As instalações da fazenda Monte Líbano incluíam, além do sobrado da residência, uma casa de morada, engenho de café com ventilador, engenho de serra,

Ver Artigo
Afonso Cláudio - o primeiro estudioso nas questões negras em nosso Estado

Autor de vários livros, sintetiza tudo o que de melhor se comemora em novembro: Consciência Negra

Ver Artigo