Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

A Samarco

Ponta de Ubu

A Samarco, localizada em Anchieta, segunda maior produtora de pelotas de minério de ferro do país, mantém terminal marítimo próprio para exportar seus produtos. O porto de Ubu tem um quebramar em forma de L que protege o píer de 313 metros de comprimento das condições de tempo. Navios de até 160 mil toneladas podem atracar no píer. O pátio de estocagem tem capacidade para 1,5 milhão de tonelada de pelotas e concentrado.

Os produtos são recuperados do estoque por meio de uma recuperadora de roda de caçambas, e segue por transportadores de correia até o carregador de navios, que se desloca sobre trilhos ao do píer. Os navios podem atracar em qualquer dos lados do píer e são carregados ao ritmo de 8 mil toneladas por hora.

A Samarco exporta para Europa, Ásia, Oceania, Oriente Médio, América Latina, e América do Norte. O controle acionário da Samarco é dividido em 51% do capital para S.A. Mineração da Trindade – Samitri, e 49% da BHP Mineral (Broken Hill Proprietary Company Limited).

A partir de 1997 a mineradora poderá duplicar a capacidade de produção de pelotas, atualmente em 5,8 milhões de toneladas anuais. Técnicos da empresa já iniciaram estudos de viabilidade econômica de uma nova usina de pelotização, que deverá consumir mais de US$ 100 milhões em Ubu. O levantamento estará concluído até o final do ano.

História da Samarco através dos anos:

2008

Inaugurada a terceira Usina de Pelotização da Samarco. O empreendimento fica em Ponta Ubu, no município de Anchieta (ES). 

O investimento, que totalizou R$ 3,1 bilhões, permite que a empresa aumente em 54% sua produção de pelotas de minério de ferro.

2007 - 30 Anos Samarco

A Samarco completa 30 anos no dia 24 de agosto e inicia uma série de eventos em comemoração à data. 

A empresa ganha vários prêmios de reconhecimento por diversos veículos de comunicação do Brasil, como as revistas Exame, Conjuntura Econômica, Brasil Mineral e jornal Gazeta Mercantil, entre outros. 

É lançada a Política de Investimento Social.

2006


Inauguração do Centro de Convivência e Educação Ambiental em Ubu.

2005

Aprovação do Projeto Terceira Pelotização, para aumentar a capacidade de produção em 54%.

2002 

Comemoração dos 25 anos da empresa. 

São atingidos recordes de produção de concentrado, de pelotas e finos (15 milhões de toneladas de concentrado e 14,8 milhões de toneladas de produtos) e de embarque (14,44 milhões de toneladas).


2000 

A Vale compra a Samitri, tornando-se proprietária de 51% da Samarco. Acordo entre a Vale e a BHP reorganiza a participação acionária (50% para ambas). 

Criação da Diretoria Comercial e de três escritórios de vendas: Belo Horizonte, Amsterdã e Hong Kong. 

Certificação OHSAS 18001 de Segurança e Saúde do Trabalho. Recordes de produção e vendas - 14,6 milhões de toneladas de minério vendidas.
 

1998 

A Samarco é a primeira mineradora do mundo a receber a certificação ISO 14001, para todas as etapas de seu processo. 

Início das exportações para o mercado chinês.

1997

Inauguração das Usinas Hidrelétricas de Muniz Freire, ES, e Guilman-Amorim, MG, e da Usina de Pelotização 2, em Ubu.

1994

Início do Projeto de Expansão, que prevê a construção da segunda usina de pelotização em Ubu e a ampliação da capacidade da usina de concentração de Germano. 

A Samarco completa 365 dias sem acidentes CPT pela primeira vez, obtém a certificação ISO 9002 e é considerada, pelo ranking Clima Organizacional da Hay do Brasil, a melhor empresa para se trabalhar no país.


1991

Início da implantação do programa Qualidade Total Samarco (QTS) 

Início do processo de licenciamento ambiental da usina de Ubu.

1986 

A empresa começa a pagar dividendos aos seus acionistas.

1984

A mineradora australiana BHP compra a Utah International. 

Beneficiada pelo desempenho da siderurgia mundial, a Samarco bate recordes de produção e vendas.

1978

Início da operação comercial. 

A Samarco vende 2,67 milhões de toneladas de pelotas e 152,96 mil toneladas de pellet-feed.

1977 

Início das atividades produtivas. 

A Marcona é incorporada pela Utah International Inc., formando a Utah-Marcona Corporation.

1975

Início das obras de construção da Samarco.

1973 

Criação da Samarco Mineração - Samitri (51% das ações) e Marcona International (49%) -, destinada a extrair e concentrar minério itabirítico do Complexo Alegria, pelotizar o concentrado e exportar as pelotas em porto próprio.

 

Fontes: A Gazeta - 26 de setembro de 1994 e Samarco

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

A Mata Virgem – Por Auguste François Biard (Parte IV)

Tinham me falado, várias vezes, desde que chegara ao Brasil, de uma terrível cobra, a maior das trigonocéfalas, conhecida pelo nome de surucucu

Ver Artigo
Por que Morro do Moreno?

Desde o início da colonização do Espírito Santo, o Morro do Moreno funcionava como posto de observação assegurando a defesa de Vila Velha e de Vitória

Ver Artigo
A Ilha de Vitória – Por Serafim Derenzi

É uma posição privilegiada para superintender, como capital e porto, os destinos políticos e econômicos do Estado de que é capital

Ver Artigo
A história do Jornal A TRIBUNA

Conheça a história do jornal A TRIBUNA, publicada na resvista da Associação Espírito-Santense de Imprensa (AEI) em 12/2008

Ver Artigo
Intervenção federal - Governo Nestor Gomes

A vinte e seis de maio de 1920 começou a luta armada na Capital, com elementos da Força Policial dividida entre as duas facções 

Ver Artigo