Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Anchieta no Convento da Penha (1594)

Portal velho do Convento da Penha e Monumento de Frei Pedro Palácios, ano 1974

Um registro precioso da passagem do “Apóstolo do Brasil” no Convento da Penha foi feito por Simão de Vasconcelos, em sua grande obra de meados do século XVII.

O jesuíta Simão que esteve à frente de quase todos os cargos da Companhia de Jesus no Brasil, inclusive o de Provincial, nasceu em Portugal em 1597 e veio a falecer no Rio de Janeiro no dia 29 de setembro de 1671.

Foi ele o autor de um grande livro – “A vida do venerável Padre José de Anchieta”, editado em Lisboa – oficinas de João da Costa, no seguinte ao da sua morte, isto é, em 1672.

O livro foi dedicado a Francisco Gil de Araújo, capitão donatário da Capitania do Espírito Santo, entre 1674 e 1687, na colônia portuguesa do Brasil.

Em 1674, Gil Araujo, adquiriu a Capitania do Espírito Santo a Antônio Luís Gonçalves da Câmara Coutinho, herdeiro de Vasco Fernandes Coutinho, pelo valor de 40 mil cruzados.

Sua administração foi marcada por um grande impulso que foi dado à capitania, aí tendo permanecido de 1678 a 1682. Durante a sua administração concluiu-se a construção do Forte de Nossa Senhora do Carmo, reedificou-se o Forte de São João e edificou-se o Forte de São Francisco Xavier de Piratininga (localizado na área do Exército em Vila Velha) na vila do Espírito Santo, para proteger a entrada da baía de Vitória.

Em 1687, com o falecimento de Francisco Gil Araújo, Manuel Garcia Pimentel, seu filho, sucedeu-o na donataria após confirmação da herança por carta datada de dezembro de 1687. Este, no entanto, nunca chegou a visitar as terras capixabas.

O Jesuíta Simão Vasconcelos revela-nos em seu livro que Anchieta esteve no Convento da Penha e alí realizou o ofício sagrado da missa no ano de 1594 e que já naquela época, era contínua a romaria de devotos que ocorria à famosa ermida.

Transcrevendo as suas próprias palavras, respeitando o arrevesado das frases:

“Há uma ermida formosa, sustentada no cume de um calvo penedo, que quase compete com as nuvens, na mesma Capitania, com meia légua da Vila. É romaria contínua de devotos, que vão alí ter suas novenas à Virgem S. Nossa, cuja invocação tem. Aqui com espanto grande foi visto José, em presença de muitos, ali se achavam e foram testemunhas do caso, enlevado com êxtase admirável e fora de sentidos, no meio da missa, depois de alevantar a hóstia e cálice”.

Fontes:

1) Nobertino Bahiense (1951) – O Convento da Penha – Um templo histórico, tradicional e famoso 1534 a 1951. 1º Lugar no “PRÊMIO CIDADE DE VITÓRIA – 1951”.
2) Wikipédia, a enciclopédia livre – Francisco Gil de Araújo

Material pesquisado e adaptado por Walter de Aguiar Filho (2010).

LINKS RELACIONADOS:

>> Convento da Penha 
>>
 
Anchieta

Convento da Penha

O Convento da Penha – Por Maria Stella de Novaes

O Convento da Penha – Por Maria Stella de Novaes

Peregrino, contempla o augusto monumento  da terra capixaba. Ali, vive a rezar, em hosanas de glória, ou rudez do tormento, o coração de um povo!

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Frei Pedro Palácios e a Virgem Ss. da Penha - Por Orminda Escobar Gomes

Saltando, do reinol, encontra a porta aberta... E o frei vagando, só, na praia — já deserta — Distante vê, na gruta, o abrigo que buscava

Ver Artigo
A Origem da Capela de Nossa Senhora – Por Maria Stella de Novaes

Crescia a concorrência do povo às horas da prece, na capelinha de São Francisco, o templo cujas ruínas ainda podemos apreciar, na orla do Campinho

Ver Artigo
O Milagre da chuva

Também ouvida, por Gomes Neto, ao Padre Joaquim de Santa Maria Madalena Duarte

Ver Artigo
A Descoberta da Imagem de Nossa Senhora da Penha

Do livro O RELICÁRIO DE UM POVO – Santuário de Nossa Senhora da Penha (1958, 2ª Edição), da autora Maria Stella de Novaes

Ver Artigo
Todos os motivos nos levam à Festa da Penha

Desde 1570 comemoramos a Festa da Penha oito dias após a Páscoa. Ela é a festa cristã pioneira da América

Ver Artigo