Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Ano de 1847 – Por Basílio Daemon

Santa Izabel - início do século XX

1847. É fundada neste ano na província a Colônia de Santa Isabel, com 163 colonos chegados na sumaca Rodrigues, de propriedade de Antônio Joaquim Rodrigues, sendo-lhes concedidas terras com 200 braças de testada e 600 de fundos.(550) Esta colônia foi posteriormente emancipada e elevada à categoria de freguesia pela Assembleia Provincial.

Idem. É criada neste ano, por lei provincial nº 6, a cadeira de primeiras letras da então Colônia de Santa Isabel.(551)

Idem. É criada pela lei provincial nº 13, de 29 de julho deste ano, a cadeira de primeiras letras da freguesia de Carapina, sendo nomeado vitaliciamente em fevereiro do ano seguinte o professor Joaquim Ribeiro Lima, que faleceu a 23 de janeiro de 1856, sendo nomeado a 5 de abril deste ano para aquele lugar efetivamente o padre-mestre Francisco Antunes de Siqueira Filho, que obteve demissão a 8 de novembro do mesmo ano, sendo então provisoriamente nomeado a 18 do mesmo mês e ano o padre Ovídio José Goulart de Souza, que exerceu o magistério até 10 de maio de 1857, por ser nomeado efetivamente aos 11 do mesmo mês e ano Aires Loureiro de Albuquerque Tovar, aprovado plenamente no concurso a que apresentou-se, sendo aposentado por moléstia a 16 de maio de 1873; sucedeu-lhe logo, interinamente, Fernando Pinto Ribeiro que efetivamente foi provido a 2 de novembro de 1874, por ter sido aprovado nas matérias regulamentares da instrução pública, estando até o presente exercendo o lugar. Há ainda naquela freguesia uma escola do sexo feminino e duas mais no Pitanga e em Manguinhos que estão providas.

Idem. É aprovado neste ano o compromisso da Irmandade do SS. Sacramento da Matriz desta capital,(552) e reedificada e ornamentada a respectiva capela.

Idem. É copiada por esforços do ex-presidente desta província José Joaquim Machado de Oliveira uma planta do litoral da província, desde o rio Jucu até o rio Doce, com a demonstração de alguns rios e a estrada projetada para Minas, oferecendo-a a esta província.(553)

 

550 (a) “...e dentro em pouco tempo 163 colonos alemães foram enviados pelo Exm. ministro do Império, e ora trato de estabelecer uma colônia na parte da referida estrada, além de Viana uma légua e meia, pouco mais ou menos, com a denominação de colônia de Santa Isabel.” [Relatório do presidente da província do Espírito Santo o doutor Luís Pedreira do Couto Ferraz na abertura..., 23 de maio de 1847, Colonização Estrangeira, p. 37] (b) “...fundada em 1847, por ordem do governo, pelo então presidente da província, o conselheiro Luís Pedreira do Couto Ferraz, com 38 famílias (163 pessoas no total) da Prússia Renana.” [Tschudi, Viagem, p. 61]

551 Lei provincial nº 6, de 20 de junho de 1847, Art. 1º: É criada a cadeira de primeiras letras da Colônia de Santa Isabel.

552 (a) Lei provincial nº 9, de 20 de julho de 1847, Art. 1º: Fica aprovado o termo de compromisso com a Irmandade de SS. Sacramento e reedificação da respectiva capela.

553 Relatório do presidente da província do Espírito Santo o doutor Luís Pedreira do Couto Ferraz na abertura..., 23 de maio de 1847, Estradas de Comunicação com a província de Minas Gerais, p. 64-6. 

 

Nota: 1ª edição do livro foi publicada em 1879
Fonte: Província do Espírito Santo - 2ª edição, SECULT/2010
Autor: Basílio Carvalho Daemon
Compilação: Walter de Aguiar Filho, novembro/2018

Cidades do ES

Divino de São Lourenço

Divino de São Lourenço

Quer passar despercebido? É melhor então ficar longe de Divino de São Lourenço. No município com a menor população do estado - 5.354 habitantes segundo o IBGE de 2006 - todos se conhecem.

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Ano de 1596 - Por Basílio Daemon

A origem do nome dado da cidade de São Mateus é do Padre José de Anchieta

Ver Artigo
Grandes latifundiários dominavam a região de Itapemirim

Fazenda Pau Brasil de Francisco Salles Ferreira

Ver Artigo
João Neiva

A região que hoje corresponde ao município de João Neiva recebeu os primeiros imigrantes italianos em 1877. As famílias fundaram os distritos de Acioli de Vasconcelos (1887) e Demétrio Ribeiro (1891).

Ver Artigo
Ano de 1856 – Por Basílio Daemon

É criada neste ano a Colônia de Santa Leopoldina, nas margens do rio Santa Maria e ribeirões que nele deságuam, sendo por aviso do Ministério do Império 

Ver Artigo
Ano de 1847 – Por Basílio Daemon

Fundada em 1847 a Colônia de Santa Isabel, com 163 colonos chegados na sumaca Rodrigues, de propriedade de Antônio Joaquim Rodrigues 

Ver Artigo