Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Barra Nova

Barra Nova, ES

Um paraíso ainda pouco explorado, a 35 km do centro de São Mateus, norte do Espírito Santo. Assim é Barra Nova, uma vila de pescadores no sul da ilha de Guriri.

O balneário parece frear o ritmo do relógio biológico para que o visitante possa curtir a paz e a tranqüilidade de um dos locais mais preservados da região.

As opções de lazer vão desde passeios de barco a caminhadas ecológicas para curtir o contato com a natureza, podendo se deparar com espécies nativas.

Do amanhecer ao pôr do sol, a vista é deslumbrante AC Ada trecho percorrido, seja na enseada de areia na praia, quase intocada pelo homem, ou nos desenhos esculpidos na formação rochosa que contorna o balneário, na foz do rio Mariricu.

Na estrada que liga Guriri a Barra Nova, o visitante pode dar uma parada para conhecer uma autêntica “Casa de Peão”, construída com pau a pique.

Lá, é possível tomar um café com bolo de fubá e ainda caminhar pela trilha do gambá, de 1.500 metros de extensão até chegar em um trecho de praia deserta, mas é preciso agendar.

Para quem gosta de altas ondas e esportes radicais, chegando em Barra Nova existe um “pico” secreto, passando pelas dunas, com um fundo de pedra que oferece condições perfeitas para os amantes de surf e bodyboard.

Já os passeios em família podem ser feitos de barco, descendo o rio Mariricu.

Há ainda caiaque e pedalinho para a criançada se divertir na baía, no Centro.

A gastronomia também tem destaque em Barra Nova. Entre junho e julho acontece o Festival do Caranguejo, com três dias de forró e fartura da iguaria.

Já em 7 de Setembro, é a vez do Festival do Camarão. Além disso, é possível saborear durante o ano todo, pratos com frutos do mar.

Como chegar: Em São Mateus, pegue a rodovia Othovarino Duarte Santos em direção a Guriri. Vire à direita após passar o Portal de Guriri e siga 23 km de estrada de chão.

 

Fonte: A Tribuna (24/01/2011)
Compilação: Walter de Aguiar Filho, dezembro/2012 

Recantos Escondidos

Sementes de Ouro

Sementes de Ouro

Jônice Tristão, ao acelerar o projeto de urbanização do Albergue da Pedra Azul, em Pedreiras, Domingos Martins, nivela-se aos louros imigrantes de Cassiano Ricardo

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Pontos turísticos em Afonso Cláudio

Pedra dos Três Pontões símbolo do município e um dos lugares mais bonitos do lugar. Com 1.100 m de altitude, fica a 10 quilômetros da sede. São usados para vôos de asa delta

Ver Artigo
Um lugar chamado Palha

Para a Prefeitura de Conceição da Barra este lugar se chama “Governador Santos Neves”, nome que a população começa a adotar, dizendo às vezes “Governador”, às vezes “Santos Neves”; muita gente ainda o denomina “Comercinho de Palha” ou simplesmente “Palha”.

Ver Artigo
Pedra da Concha - Barra do Jucu

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis"

Ver Artigo
Barra Nova

Conheça Barra Nova, o paraíso em São Mateus, norte do Espírito Santo!

Ver Artigo
Praia das Virtudes

Comecemos pela água. Como é possível uma água tão cristalina! Há algum tempo, quando eu dava um mergulho, a aliança caiu do meu dedo...

Ver Artigo