Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Beija Flor - Augusto Ruschi

Augusto Ruschi: o pioneiro na biodiversidade

Entre as principais descobertas de Ruschi, a que todas as espécies de beija-flores do mundo só vivem nas Américas e estão associadas às bromélias, que também só existem no continente americano. Estudou a circulação do sangue, a fisiologia da coração e do cérebro. E indagava: por que as cores do colibri?

Concluiu que as penas são prisma que decompõe a luz. Em verdade, as cores do beija-flor são fruto da decomposição das cores. Teve que se especializar em ótica. Os machos têm cores vivas. As fêmeas, pálidas. A espécie hiberna todas as noites, porque precisa de luz.

Os machos incentivam as fêmeas ao acasalamento. Aparada nupcial ou o galanteio ocorre antes da nidificação. Para que se realiza, o macho deve estar com a plumagem perfeita e completa. Ruschi dividiu a cerimônia em cinco fases: aproximação; apresentação; perseguição à fêmea; exibição da plumagem e cópula.

Descobriu e descreveu 14 espécies novas. Em comportamento há centenas de curiosidades. Os colibris se espreguiçam logo que acordam. “Antes de alçar vôo, se espreguiçam”. Também bocejam, no mínimo três vezes ao dia. Todas as espécies se reproduzem em cativeiro, desde que tenham condições apropriadas.

 

Fonte: Jornal A GAZETA, 27/12/1999
Fonte de Pesquisa: Casa da Memória de Vila Velha
Compilação: Walter de Aguiar Filho, junho/2012

Ecologia

Espírito Santo assina convênio para Comboios

Espírito Santo assina convênio para Comboios

A reserva foi criada em 1953. A legislação que está sendo utilizada é a do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Beija Flor - Augusto Ruschi

Entre as principais descobertas de Ruschi, a que todas as espécies de beija-flores do mundo só vivem nas Américas e estão associadas às bromélias, que também só existem no continente americano

Ver Artigo
Pau-Brasil

Dia 27 de maio comemora-se o Dia da Mata Atlântica. O site Morro do Moreno escolheu uma árvore bastante representativa do Brasil para homenagear nossa Mata: o Pau-Brasil

Ver Artigo
Dia da Árvore: 21 de setembro

Na maioria dos países, o dia da árvore se dá em 22 de abril. A data ficou registrada quando J. Morton, americano morador de Nebrasca, incentivou o plantio de árvores naquele estado

Ver Artigo
Nosso primeiro ecologista

Em 1891, Maximiliano veio para o Brasil, particularmente para o Espírito Santo, instalando-se na colônia alemã de Santa Isabel

Ver Artigo
Respeito ao Meio Ambiente

Aproveitando o Dia Mundial do Meio Ambiente, nós do site Morro do Moreno temos a obrigação de ajudar a divulgar algumas dicas de educação ambiental. Para ler e praticar, combinado?

Ver Artigo