Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Cesan vence último torneio

Cesan

Os quatro últimos torneios, de 1968 a 1971, mostraram novamente a força da equipe do Rio Branco no futebol da época. Os alvinegros sagraram-se tricampeões no período de 1968/1970, ficando o título da última edição com a Cesan. A empresa estatal investiu no futebol profissional em 1971, ao contratar alguns jogadores de larga experiência como Orion e Cunha, e os novatos Zezinho Bugre e Baiano, esse, cedido por empréstimo pelo Rio Branco.

Em 1968, o torneio foi disputado em 17 de março, tendo o time alvinegro ganhado a taça “A Esportiva”, dada pela Acec. No primeiro jogo, triunfou por 3 a 0 sobre o Santo Antônio, gols de Edson, Silva e Alcenir. Depois ganhou de 1 a 0 do Vitória, tendo marcado Alcenir. Finalmente, na decisão contra a Desportiva, o placar final foi de 0 a 0. Nos pênaltis, João Francisco converteu e Jorge Reis defende uma cobrança de Mateus. No ano seguinte, o bicampeonato foi fácil, com o time tendo praticamente a mesma formação. O torneio foi disputado em 2 de março e os alvinegros venceram o Atlético por 3 a 0, gols de João Francisco (2); e o Caxias por 1 a 0, gol de Silva. Com o título, o clube ganhou o troféu Arthur Del Caro Paiva.

O tricampeonato, em 1970, aconteceu com os seguintes resultados: 3 a 0 sobre o Caxias, com gols de Silva (2) e Amadeu; 3 a 0 sobre o Corintians, com tentos de Cláudio, Silva e Amadeu; 1 a 0 sobre o Atlético, gol de Eli de pênalti.

Cesan

Contando com os experientes Orion na zaga e Cunha na ponta-esquerda, e tendo ainda Baiano, então grande promessa, emprestado pelo Rio Branco, a Cesan conseguiu o título, eliminando a Desportiva por 1 a 0 no primeiro jogo. Na final, empatou em 0 a o com o Rio Branco, vencendo, na prorrogação, por 1 a 0, gol de Cunha. O time-base teve Wilson, Luiz Carlos, Orion, Manoel e Oliveira; Ildeu e Baiano; Cariacica, Altamiro, Zezinho e Cunha. O torneio foi realizado em 28 de março.

 

Fonte: Jornal A Gazeta de 15/03/2003
Pesquisa: Casa da Memória de Vila Velha
Compilação: Walter de Aguiar Filho, maio/2012



GALERIA:

📷
📷


Esporte na História do ES

Desportos - Por Renato Pacheco

Desportos - Por Renato Pacheco

O campeonato local de 1934 contou com sete clubes. Foi então que o Rio Branco FC, fundado em 21 de junho de 1913, resolveu transformar seu barracão, em Jucutuquara, num monumental stadium, que seria inaugurado em 30 de maio de 1936

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Festas, regatas, futebol e carnaval - Por Luiz Buaiz com texto de Sandra Medeiros

Em 1921, ano em que Luiz Buaiz nasceu, crescia na cidade o interesse por futebol

Ver Artigo
Apresentação do livro Escritos de Vitória - Esportes

O esporte abre caminhos. No Brasil, por exemplo, onde a ascensão social é driblada pela má distribuição de renda, a prática esportiva é opção de muitos

Ver Artigo
Introdução do Livro Escritos de Vitória - Por Jorge Alencar

Estes Escritos de Vitória revelam traços de figuras de Vitória — de desportistas, na sua maioria, e não de literatos

Ver Artigo