Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Cia. Central Brasileira de Força Elétrica

Edifício da Cia. Central Brasileira de Força Elétrica, onde se encontra sua administração, á Praça da Independência em Vitória.

É a grande Companhia Central Brasileira de Forças Elétricas que superintende os serviços de força e luz de Vitória, e de outras cidades importantes do Espírito Santo. Sucessora da Serviços Reunidos de Victoria, em pouco tempo a Companhia Central Brasileira de Força Elétrica supriu as nossas mais urgentes necessidades, aumentando consideravelmente o número de carris e a extensão das suas linhas, para todos os pontos da capital, e, quanto a luz, proporciona à população o maior conforto. Nas suas linhas telefônicas foram introduzidos os mais modernos benefícios e também a posteação pública mereceu os seus cuidados, colaborando como está a Companhia, eficazmente, com a Prefeitura, para o mais belo aspecto da cidade.

Ela vai contribuindo para o ressurgimento de novos bairros, lançando os seus trilhos de aço, expandindo o progresso, fazendo crescer a cidade.

Vitória tem bondes dos mais confortáveis do Brasil: amplos, limpos, iguais aos de São Paulo, Rio, Belo Horizonte.

Na Praia Comprida a Companhia Central Brasileira de Força Elétrica ultimamente executou a posteação das ruas Colatina, Itaguassu, Avenida Afonso Cláudio, Avenida Rio Branco, Ruas Itanguá, Cachoeiro de Itapemirim e outras, o que determinou despesas inestimáveis para servir ao público. Mas, a empresa não se preocupa somente com os bairros populosos: ela atende também aos trechos menos povoados. E para as classes de menores recursos pecuniários coloca reboque com passagens a preço 50% menor do comum.

Em grandes extensões a Cia. Reformou as suas linhas de bondes e de luz elétrica, neste ano.

A Companhia Central Brasileira de Força Elétrica, atualmente sob a direção esclarecida do Sr. Lourenço Longo, é, portanto um fator do progresso da capital capixaba.

 

Fonte: Revista Annuário do Espírito Santo, 1937
Compilação: Walter de Aguiar Filho, dezembro/2017

Curiosidades

Museu de Biologia Professor Mello Leitão

Museu de Biologia Professor Mello Leitão

Muitos dos segredos da Mata Atlântica foram desvendados neste pedaço de terra, conhecido como Museu de Biologia Professor Mello Leitão

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Pedra da Onça - Por Seu Dedê

Localizada à margem esquerda do canal da Costa, braço sul. De frente ao Shopping Praia da Costa 

Ver Artigo
Barra do Jucu – Por Seu Dedê

No ano de 1886, administrada pelo doutor Antônio Athayde, foram feitos os reparos, sendo a obra dividida em três lances unidos por um aterro

Ver Artigo
As Modas – Por Areobaldo Lellis Horta

Casando-se, a moça modificava logo sua toalete, passando a usar, em vez de blusinhas soltas ou vestidos inteiros

Ver Artigo
Clubes e Danças – Por Areobaldo Lellis Horta

De todos foi o "Boêmios" o de maior duração, desaparecendo após a fundação do Clube Vitória

Ver Artigo
O Circo em Vila Velha no tempo do Seu Dedê

Os circos eram montados no largo destinado à Praça Duque de Caxias 

Ver Artigo