Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Cine Odeon

Cine Odeon

Denominação: CINE ODEON

 

Localização: av. Jerônimo Monteiro, Centro, Vitória, funcionava próximo ao Cine Vitorinha.

Inauguração: 15 março de 1969.

Capacidade: 632 lugares.

Período de funcionamento: 1969-1980.

Exibidor: João Monteiro.

 

Histórico: Em 15 de março de 1969, a movimentada Avenida Jerônimo Monteiro ganhava mais um cinema, o Cine Odeon. Com 632 poltronas, ocupadas para a inauguração, foi exibido o filme: Tiros De Ouro De Mackenna (1969). O cinema era vizinho do famoso Vitorinha e as filas de espectadores rodeavam os quarteirões para disputar um lugar para participar da inauguração.

 

História

A história do cinema no Espírito Santo começa em 1907, ano que ocorreu a primeira apresentação no Éden Cinema, de acordo com o "Jornal Official". Atualmente no local funciona o Teatro Glória. Sendo assim a primeira exibição no formato que conhecemos hoje, completou um século em 2007. 
Durante a era de ouro do cinema, principalmente nas décadas de 50 a 70, chegaram a funcionar 22 salas de exibição na Região Metropolitana da Grande Vitória. Algumas delas das famílias: Abaurre, Caretta e Rocha, que auxiliarem a exposição com documentos e fotos.

Memórias

O trabalho no resgate da história do cinema está aberto para doações de periódicos, fotos, e depoimentos pelo e-mail malverdes@gmail.com, a fim de enriquecer a exposição, que busca além de informar o público, auxiliar os estudantes nos trabalhos de pesquisa sobre o passado cinematográfico do Espírito Santo.

A mostra coordenada por André Malverdes tem apoio cultural do Arquivo Público do Espírito Santo, Associação dos Arquivistas do Estado do Espírito Santo (AARQES), Metrópolis Cineclube, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Arquivo Nacional e Rima Comunicação Estratégica.

Serviços

Informações com André Malverdes: agendamento de palestras, exposições, lançamentos e contribuições a pesquisa.
(27) 9907-5955
malverdes@gmail.com

 

Compilação: Walter de Aguiar Filho, janeiro/2012



GALERIA:

📷
📷


História do ES

Cine Paz

Cine Paz

Durante uma semana eram reprisados os melhores filmes do ano anterior, sendo que cada filme ficava em cartaz apenas um dia. O festival foi o maior sucesso e desde o começo foi bem aceito pelo público, que comparecia em massa às exibições. Um dos filmes que marcaram o festival em número de público foi o musical Hair

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Fisco e comércio no Rio Doce – Silva Pontes

Para tanto, instalou, no Espírito Santo, os quartéis deLorena, da Regência e do Sousa – este onde se termina a navegação fácil do oceano

Ver Artigo
O ensino na Província do ES

O presidente Inácio Acióli fala bem do carinho que os problemas do ensino mereceram de suaadministração

Ver Artigo
Tentando o povoamento das margens do rio Doce – Silva Pontes

Um dos problemas que surgiram com a nova situação foi o de povoar a localidade

Ver Artigo
A Corrupção Eleitoral – Por Eurico Rezende

Lamentável perda de oportunidade para o controle do comportamento dos detentores de vastos recursos financeiros no processo eleitoral

Ver Artigo
A Justiça e a Igreja na Província do ES

A fim de evitar a continuação dasinjustiças e prejuízos que efetivamente se estão causando partes

Ver Artigo