Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Doutrinação de brancos e índios

Anchieta escrevendo seus versos, Anchieta-ES

Os trabalhos das edificações não preteriam, contudo, a obra de doutrinação. O missionário a ela se reporta com o entusiasmo e o otimismo de um moço preocupado em dar boa conta da primeira empreitada que lhe confiaram: “Grande es el fruto, que por la misericordia del Señor se ha hecho y haze entre los christianos, él sea por todo alabado. Porque unos se apartan de sus mancebas, y otros las dexan y se casan, y determinam de se emendar y ser buenos en adelante; quiera el Señor conservarlos en sus Buenos propósitos. Los jugadores permanecían mucho en estas tres Capitanias, y eran los peores de arrancar de sus vicios y malos costumbres. Ya agora por gracia del Señor están muy emendados, y tengo tomados muchos naipes y dados. De lo qual los que aún están obstinados murmuran y hablan, mas yo mirando El provecho que de ay sucede, no descanso de los perseguir. Hazemos cada dia La doctrina a los esclavos desta villa que son muchos”.(7)

Depois de externar receio em proporcionar o batismo aos gentios, devido a “su inconstancia e poca firmeza”, diz o padre que “tienese acá muy poca confiança en ellos, porque son muy mudables”. Alguns, após terem recebido o primeiro sacramento, haviam fugido para os matos e “andan después allá peores que dantes, y tórnanse a meter em sus vicios y a comer carne humana”.

Assombrado com a quantidade de índios, o jesuíta construiu esta frase sugestiva: “Son tantos, y es la tierra tan grande, y van en tanto crecimiento, que si no tuviessen continua guerra, y si se no comiessen los unos a los otros no poderían caber.”

Antes de pôr ponto final à sua missiva, galanteou a colônia com uma frase de efeito: “Es esta tierra donde al presente estoy, la mejor y más fertil de todo el Brasil”.(8)

Quase quatro séculos depois desta carta iluminada pelas esperanças de quem iniciou a catequese no Espírito Santo, um seu irmão de hábito, historiando a vida e a obra da Companhia de Jesus no Brasil, pôde, com justiça, escrever que a colônia de Vasco Coutinho, “pelo que toca ao trabalho da conversão do gentio”, não decepcionou, pois, “na verdade”, acrescentou – endossando as palavras de Fernão Cardim – “recebeu mais gente do sertão do que nenhuma outra Capitania”.(9)

 

NOTAS

(7) - BRÁS, Cartas, I, 274.

(8) - BRÁS, Cartas, I, 275. O depoimento coincide com o seguinte trecho da carta escrita em Pernambuco, a dois de agosto de 1551, pelo padre Antônio Pires, referindo-se ao Espírito Santo: “es la tierra la mas abastada y mejor de toda esta costa, según dizen todos” (PIRES, Cartas, I, 260).

Aliás, na carta de dez de março de 1553, “um irmão do Brasil” escrevia que o governador “dió muy gruessa limosna” para o Colégio de Vitória e para a Casa de Porto Seguro (Cartas, I, 428), o que prova que a situação era, pelo menos, de relativa folga.

(9) - LEITE, HCJB, I, 214.

 

Fonte: História do Estado do Espírito Santo, 3ª edição, Vitória (APEES) - Arquivo Público do Estado do Espírito Santo – Secretaria de Cultura, 2008
Autor: José Teixeira de Oliveira
Compilação: Walter Aguiar Filho, julho/2018

Índios

Índios x brancos – Carnificina

Índios x brancos – Carnificina

Capistrano de Abreu asseverou que foram mortos D. Jorge de Menezes e D. Simão de Castelo Branco, segundo a carta de Manuel da Nóbrega a Tomé de Sousa

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Maracajaguaçu - Por Nara Saletto

A Aldeia da Conceição deu origem à atual cidade da Serra

Ver Artigo
Matança de ambas as partes no Cricaré

Foi tamanha a mortandade que fizeram entre os silvícolas que Mem de Sá escreveu ao monarca...

Ver Artigo
Doutrinação de brancos e índios

Os trabalhos das edificações não preteriam, contudo, a obra de doutrinação

Ver Artigo
Uma exceção honrosa para o ES

A ação catequizadora dos inacianos tem significado inapreciável na obra ciclópica da conquista da terra capixaba

Ver Artigo
Os índios selvagens, a Vila de Itapemirim – Por Saint-Hilaire

Algumas léguas além de Agá, chega-se à foz do pequeno Rio de Piúma, diante da qual há três ilhotas de escassa importância 

Ver Artigo