Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Editorial - Futebol em Vila Velha

Nota: Os jogadores foram nominados ao site por Sabará, que está na foto

Não poderíamos deixar de divulgar os primeiros passos do esporte em Vila Velha, registrado pelo saudoso José Anchieta de Setúbal no livro Ecos de Vila Velha. Anchieta teve a brilhante sacada de perpetuar fatos que os livros de história não contam, pois quando o homem se vai, o arquivo de sua memória vai com ele.

Quem saberia, portanto nos dizer qual o nome do primeiro time de futebol vilavelhense? Onde ficava localizado seu campo? Com quem foi a primeira partida? E os jogadores, quem eram os ídolos da época e quais os seus nomes ?

O primeiro clube esportivo de futebol formado em Vila Velha foi fundado por volta de 1916 e recebeu o nome de Campos Salles Football Club, em homenagem ao terceiro presidente da República do Brasil. O pontapé inicial foi dado por alguns aficionados, dentre eles Durval Araújo (Dongo), Aureliano Falcão Filho e Carlos Queiroz.

O campo era perto da residência de Durval Araújo localizada no Bairro Olaria, onde hoje funciona o Hospital Maternidade Dr. Antônio Bezerra de Faria (Maternidade de Vila Velha). A inauguração aconteceu com festa, dela participando um dos clubes de Vitória. O primeiro tempo terminou com o placar de 2 x 0 para os visitantes. Reiniciada a peleja, Carino brigava como um leão na área do adversário, sendo alimentado nas investidas pelo ponta-esquerda Alberto Queiroz e o meia-esquerda Carlinhos Queiroz. Sendo um jogador forte e impetuoso, Carino não demorou a marcar o primeiro gol do seu time. Antes que o juiz apitasse o final da partida, com aplausos do público presente, Carino marcava o segundo e último gol, terminando empatada em 2 x 2.

Na contribuição de Anchieta, autor do mencionado livro, podemos citar os seguintes jogadores:

Clovis Ramires, Dorval Almeida, Durval Araújo, José Loureiro (Tamandaré), Carino Duarte de Freitas, Alberto Carlos Queiroz (Bebé), Carlinhos Queiroz e Aureliano Falcão.

Mais tarde apareceram outros clubes de futebol: Botafogo F. C. e Vasco Coutinho Futebol Clube. Os que mais se destacaram nesse time foram: Milton caldeira, Floriano Santos, Ernesto Vereza, Moacyr Lofêgo, João Carneiro, Lindolphinho, Horácio, Joaquim, Rubens Rezende (Bacalhau) e Elmar Duarte.

Muitos outros times despontaram em Vila Velha, como o Santos, o Leopoldina, o América de Aribiri, o Vilavelhense e mais tarde o Social, o Atlético, o Olímpico, o Ideal e o Tupi.

 

Mônica Boiteux
Editoria do site Morro do Moreno
Junho/ 2006
Nota mais recente do site: Em (08/2012) a Casa da Memória de Vila Velha ganha o acervo do Atlético Clube de Vila Velha

 




GALERIA:

📷
📷


O Esporte na História do ES

Pesca de Água Doce

Pesca de Água Doce

Carretilha ou molinete, linha chumbada e anzol, iscas naturais como minhoca, pedaços de peixes ou carne vermelha, massas, peixes vivos, caranguejos e outras existentes no local e um sacador de peixe

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

E viva a Desportiva! – Por Pedro Maia

A sede da Desportiva Ferroviária se situava no alto do morro, na entrada de Jardim América e o campo era um terreno no pé do mesmo morro

Ver Artigo
Remo: O Braço Forte do Esporte Capixaba - Por João Arruela Maio

Vitória em 1952, na disputa do Campeonato Continental, na raia de Valdivia, em Santiago, no Chile

Ver Artigo
Moisés, um campeão - Por Jorge Rodrigues Buery

Na final do Campeonato Brasileiro de 1995, ele era um dos botafoguenses campeões

Ver Artigo
A pesca do Marlim Azul

No Iate Clube do Espírito Santo é festa do marlim azul. O sol brilha mais forte: é o encontro de pescadores que ganharam fama mundial...

Ver Artigo
Tardes Amarelas no Futebol - Por Xerxes Gusmão Neto

Eu e o meu tio Adonias, que morava em São Torquato, subimos num ônibus da Viação Celeste, que portava um letreiro esquisito: São Torquato-Cruzamento

Ver Artigo