Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Esta nossa ilha do alto

Foto de Guilherme Santos Neves sobrevoando de teco-teco o Convento da Penha em 1953

Verão. Manhã de domingo. Velha aspiração de conhecer vitória, e arredores, de avião. Desejo de praticar a fotografia aérea, iniciada há trinta anos, em nossa capital, pelo Serviço Naval, como comprovam números antigos de Vida Capichaba, e continuada por um punhado de fotógrafos, entre os quais destacamos Hugo Musso, com dois flagrantes de rara felicidade.

O teco-teco de nosso Aeroclube vai partir. Convite amável do instrutor Monteiro, e eis-nos, câmera a postos, prontos para levantar vôo.

Que dá medo, dá... Mas vale a pena.

Aqui o Convento da Penha! A primeira foto, que não publicamos, foi tirada quase dentro do templo, após uma reviravolta do aparelho, e um frio no estômago do fotógrafo. A outra aí está – o venerável Convento em toda a sua glória, guardião de nossa terra e de nossa gente.

Depois da prova do dinamismo do capixaba, e do esforço ciclópico de seu governo – Bento Ferreira e a Esplanada da Capixaba passam diante de nós rapidamente, em visão magnífica.

E o Centro da cidade aparece, a seguir, depois da curva do Forte de São João, estrangulando em sua vontade de progresso, conseguindo o que deseja, subindo talvez Nova Iorque do sul no futuro núcleo quatricentenário, agora galvanizado pelo ideal de progredir. O leitor dirá que se o fotógrafo foi feliz em sua investida pelos ares.

Mais não fez nosso enviado especial às nuvens.

Nesta altura dos trabalhos a máquina já disparava sozinha. E as chapas seguintes, frutos de um cameraman tonto, suado e trêmulo, por surrealistas, foram recusadas pelo nosso Dr. Pimenta.

E não contem mais com o GSN para fotografar esta ilha... do alto.

 

Fonte: História Popular do Convento da Penha
Autor: Guilherme Santos Neves, Vitória/2008. Ano 450, aniversário da chegada de Frei Pedro Palácios ao Espírito Santo
Nota: GSN - Iniciais de Guilherme Santos Neves
Coopilação: Walter de Aguiar Filho, abril/2012 

Convento da Penha

O Convento da Penha – Por Maria Stella de Novaes

O Convento da Penha – Por Maria Stella de Novaes

Peregrino, contempla o augusto monumento  da terra capixaba. Ali, vive a rezar, em hosanas de glória, ou rudez do tormento, o coração de um povo!

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Frei Pedro Palácios e a Virgem Ss. da Penha - Por Orminda Escobar Gomes

Saltando, do reinol, encontra a porta aberta... E o frei vagando, só, na praia — já deserta — Distante vê, na gruta, o abrigo que buscava

Ver Artigo
A Origem da Capela de Nossa Senhora – Por Maria Stella de Novaes

Crescia a concorrência do povo às horas da prece, na capelinha de São Francisco, o templo cujas ruínas ainda podemos apreciar, na orla do Campinho

Ver Artigo
O Milagre da chuva

Também ouvida, por Gomes Neto, ao Padre Joaquim de Santa Maria Madalena Duarte

Ver Artigo
A Descoberta da Imagem de Nossa Senhora da Penha

Do livro O RELICÁRIO DE UM POVO – Santuário de Nossa Senhora da Penha (1958, 2ª Edição), da autora Maria Stella de Novaes

Ver Artigo
Todos os motivos nos levam à Festa da Penha

Desde 1570 comemoramos a Festa da Penha oito dias após a Páscoa. Ela é a festa cristã pioneira da América

Ver Artigo