Fonte Milagrosa do Convento da Penha

Conta a lenda que Pedro Palácios, ao construir a capela dedicada a Nossa Senhora da Penha, fez brotar da pedra uma pequena fonte que servia para mitigar a sede dos trabalhadores. A fonte permaneceu por séculos até que blasfemos a ultrajaram, usando-a de forma ilícita, fazendo-a secar. Ficava junto ao paredão da escadaria e em 1975, segundo Gomes da S. Neto (história sobre o convento) foi levantada uma capelinha para ali se queimarem velas, recebendo por isso o nome de Capelinha da Fonte. A capelinha foi recentemente demolida e surgiu o vestígio da antiga fonte.
Nota: Observe na foto, ao fundo a Capelinha existente para alí se queimarem velas
Fonte: Memória do Menino... E de sua Vila Velha – Casa da Memória Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha-ES, 2014.
Autor: Edward Athayde D’ Alcântara
Compilação: Walter de Aguiar Filho, junho/2020
Ano do 450 aniversário da chegada de Frei Pedro Palácios ao Espírito Santo
Ver ArtigoPeregrino, contempla o augusto monumento da terra capixaba. Ali, vive a rezar, em hosanas de glória, ou rudez do tormento, o coração de um povo!
Ver ArtigoO Convento foi assaltado e roubado por mãos criminosas que levaram o manto, a coroa e as jóias da imagem de Nossa Senhora da Penha
Ver ArtigoNa época da jurisdição do capelão Padre José Ludwin, a missa do domingo, véspera da Festa da Penha, era celebrada às nove horas em frente ao oratório
Ver ArtigoLocalizada no terraço inferior do Convento de Nossa Senhora da Penha
Ver Artigo