Publicidade
Homenagem aos Imigrantes no ES
10/05/2011

Fonte: Uma Abordagem Didática e Atualizada 1535-2002 
Autor: JOSÉ P. SCHAYDER

Nova Europa?

O emigrante frequentemente idealiza o lugar para onde se dirige. Ao mesmo tempo, é natural que preserve os valores e a cultura de seus antepassados. Deseja, na verdade, que a nova terra seja uma cópia da que deixou para trás, mas sem as imperfeições que o fizeram abandoná-la. Se não fosse assim, por que batizaria sua nova aldeia e vila com o mesmo nome do lugar de origem? Aqui, no Espírito Santo, encontramos uma Nova Leocádia (em Nova Venécia), uma Nova Lombardia (em Santa Tereza), uma Nova Verona (em São Mateus), uma Nova Trento (em Aracruz), uma Germânia (hoje, Domingos Martins) e três povoados, na atual Santa Leopoldina, chamados Tirol, Luxemburgo e Holanda.

Quem melhor compreendeu a angústia vivida pelos imigrantes foi o filho de um deles, o capixaba Luiz Serafim Derenzi, que escreveu: “Emigrar é um sacrifício supremo: abandonar seus familiares, seus amigos, seus amores, (...). Trocar sua língua e seus hábitos ancestrais. Compete à nossa geração reverenciar aqueles heróicos aventureiros, que se despediram de sua pátria em busca da felicidade, enfrentando a imprevisibilidade do destino e as vicissitudes surpreendentes do desconhecido.”

N.R.: Nós, do Site Morro do Moreno, que nos dedicamos a recuperar a história capixaba, agradecemos a todos os povos que contribuem com nossa cultura. Confira todas as matérias sobre Imigração no ES nos links abaixo.

LINKS RELACIONADOS:

 Imigração no ES
 Imigrantes Libaneses 
 Pomeranos
 Poloneses no ES
 Imigrantes Holandeses 
 Luxemburgueses
 A presença dos belgas no ES 
 Tiroleses 
 Núcleo de norte-americanos no ES  

Copyright © 2013 Morro do Moreno - Todos os direitos reservados. www.morrodomoreno.com.br