Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Igreja do Rosário é restaurada

Igreja do Rosário - 2013

A Comunidade da Prainha, em Vila Velha, alerta: a igrejinha do Rosário - considerada a mais antiga do Brasil ainda em pé - pode perder esse título e virar ruína. De acordo com os moradores, o tráfego pesado de veículos na Rua Luciano das Neves, na lateral da igreja, está comprometendo a estrutura do templo, provocando perigosas rachaduras em suas paredes. O medo - de quem está dentro e fora da igreja - é de ela desabar de uma hora para outra.

Ainda conforme os moradores, bastaria impedir o tráfego de ônibus e caminhões no local. Os ônibus, por exemplo, poderiam utilizar a rua Castelo Branco sem causar maiores transtornos à população. Fica a dica.

A Igreja

A Igreja do Rosário, a mais antiga do Estado do Espírito Santo, voltou a abrir suas portas para visitação pública desde 27 de agosto de 2005, depois de passar por um processo de restauração. A igreja, que fica na Prainha, em Vila Velha, poderá ser visitada aos sábados, das 7 às 11 horas, por moradores e turistas que desejam conhecer o patrimônio, formado por altares, imagens de santos e outros símbolos religiosos.

A restauração externa começou em janeiro de 2005 e foi concluída em março. A parte interna foi quase finalizada. Falta ainda concluir o altar-mor, mas a comunidade da Prainha está captando recursos.

Entre as preciosidades encontradas na Igrejinha, um relicário com mais de 200 anos, com pequenos ossos dos santos Colombo e Liberato, descobertos no mês de julho/2005 serão apresentados ao público em 4, 5 e 6 de outubro de 2005, no tríduo dedicado a Nossa Senhora do Rosário.

Como visitar a igreja:

- A Igreja do Rosário estará aberta todos os sábados para visitação pública, no horário das 7 às 11 horas.

- Dois estagiários da área de Turismo estarão no local orientando os visitantes.

- As visitas de escolas ou de outros grupos podem ser agendadas no telefone (27) 3239-3113, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

- A Igreja do Rosário fica na Rua Almirante Tamandaré, s/n, Parque da Prainha, Vila Velha, ES.

 

Fonte: A Gazeta, 01 de setembro/2005

Monumentos

O Cinturão de Vitória - Por Adelpho Monjardim (1949)

O Cinturão de Vitória - Por Adelpho Monjardim (1949)

Um vale rochoso, estreito e profundo, que o mar invadiu para formar a atual Baía de Vitória, liga o maciço da ilha às montanhas do continente

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Monumento do Sesquicentenário da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo

O Monumento é constituído por um obelisco de concreto, composto de três grandes blocos

Ver Artigo
Igreja do Rosário é restaurada

A Comunidade da Prainha, em Vila Velha, alerta: a igrejinha do Rosário - considerada a mais antiga do Brasil ainda em pé - pode perder esse título e virar ruína. 

Ver Artigo
Praça Oito de Setembro (ex-praça Santos Dumont)

Em 1935, nas comemorações do IV Centenário do Espírito Santo, num de verdadeira amizade à nossa terra, a família Oliveira Santos doou à cidade artístico obelisco

Ver Artigo
Monumento a Domingos Martins

Entre outras homenagens recebidas, Domingos Martins tornou-se nome de cidade, da Assembleia Legislativa, patrono da polícia Civil do Estado e tema do mais importante monumento público edificado em Vitória, capital do Espírito Santo, instalado pelo governador Bernardino de Souza Monteiro (em frente à sede do Governo e da antiga Assembleia que leva seu nome). 

Ver Artigo
Prédio da Prefeitura de Vila Velha

Em 1960, o prefeito Tuffy Nader construiu moderna sede para os serviços municipais do Executivo e da Câmara

Ver Artigo