Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Igreja do Rosário é restaurada

Igreja do Rosário - 2013

A Comunidade da Prainha, em Vila Velha, alerta: a igrejinha do Rosário - considerada a mais antiga do Brasil ainda em pé - pode perder esse título e virar ruína. De acordo com os moradores, o tráfego pesado de veículos na Rua Luciano das Neves, na lateral da igreja, está comprometendo a estrutura do templo, provocando perigosas rachaduras em suas paredes. O medo - de quem está dentro e fora da igreja - é de ela desabar de uma hora para outra.

Ainda conforme os moradores, bastaria impedir o tráfego de ônibus e caminhões no local. Os ônibus, por exemplo, poderiam utilizar a rua Castelo Branco sem causar maiores transtornos à população. Fica a dica.

A Igreja

A Igreja do Rosário, a mais antiga do Estado do Espírito Santo, voltou a abrir suas portas para visitação pública desde 27 de agosto de 2005, depois de passar por um processo de restauração. A igreja, que fica na Prainha, em Vila Velha, poderá ser visitada aos sábados, das 7 às 11 horas, por moradores e turistas que desejam conhecer o patrimônio, formado por altares, imagens de santos e outros símbolos religiosos.

A restauração externa começou em janeiro de 2005 e foi concluída em março. A parte interna foi quase finalizada. Falta ainda concluir o altar-mor, mas a comunidade da Prainha está captando recursos.

Entre as preciosidades encontradas na Igrejinha, um relicário com mais de 200 anos, com pequenos ossos dos santos Colombo e Liberato, descobertos no mês de julho/2005 serão apresentados ao público em 4, 5 e 6 de outubro de 2005, no tríduo dedicado a Nossa Senhora do Rosário.

Como visitar a igreja:

- A Igreja do Rosário estará aberta todos os sábados para visitação pública, no horário das 7 às 11 horas.

- Dois estagiários da área de Turismo estarão no local orientando os visitantes.

- As visitas de escolas ou de outros grupos podem ser agendadas no telefone (27) 3239-3113, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

- A Igreja do Rosário fica na Rua Almirante Tamandaré, s/n, Parque da Prainha, Vila Velha, ES.

 

Fonte: A Gazeta, 01 de setembro/2005

Monumentos

Pedra dos Dois Olhos

Pedra dos Dois Olhos

Auguste de Saint-Hilaire, em 1818 disse: O rochedo de jucutucoara realmente não é cilindro como me havia parecido quando o avistei do alto da colina, em cujo cimo havia admirado pela primeira vez a Baía do Espírito Santo

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Obelisco da Praça dos Namorados

Discurso proferido pelo sr. Alberto de Oliveira Santos no ato da entrega do monumento que a Família Oliveira Santos, comemorando o quatri-centenáriodo Solo Espírito-Santense

Ver Artigo
Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Participe do Projeto Visitar e embarque rumo à história de nossa cidade. Você vai poder visitar os principais monumentosCentro e conhecer um pouco mais do nosso passado.

Ver Artigo
Listagem de elementos a preservar, ou valorizar

Levantamento realizado pela Fundação Jones dos Santos Neves na administração do governador Élcio Álvares, 1979

Ver Artigo
Patrimônio ambiental: preservação e conservação

O Convento da Penha é um monumento já tombado pelo IPHAN, assim como seus portões, estradas de acesso (uma dessas calçadas com lajões, datando da época da construção do Convento), Gruta de Frei Pedro Palácios

Ver Artigo
Monumento do Sesquicentenário da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo

O Monumento é constituído por um obelisco de concreto, composto de três grandes blocos

Ver Artigo