Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Igreja dos Reis Magos

Igreja dos Reis Magos, erguida pelos jesuítas em 1580

A igreja e a residência dos Reis Magos em Nova Almeida, município da Serra, formam um dos mais belos conjuntos arquitetônicos jesuíticos do Espírito Santo do período colonial. Preservado nas suas características originais, é tombado como patrimônio histórico e artístico nacional desde 1943.

Segundo o historiador Serafim Leite, a inauguração da Igreja foi realizada no dia 06 de janeiro de 1580, pelo Padre Braz Lourenço, junto aos índios Tupiniquins locais.

A construção atendia basicamente a três necessidades primordiais dos jesuítas: o culto, o trabalho de doutrina e dos ofícios e da residência.

As edificações jesuíticas eram feitas para durar enquanto durasse o mundo, tendo o conjunto "Reis Magos", as paredes de pedra de recifes com argamassa de barro, areia, cal de conchas (ostras) e óleo de baleia, que sustentam as estruturas de madeira dos pisos e telhados da cobertura em telhas de barro.

O retábulo do altar-mor é entalhado em madeira e é uma das principais esculturas de interesse histórico no Espírito Santo. Data de 1700.

A pintura "Adoração dos Reis Magos" a óleo sobre painel de madeira que, seria do Frei Belchior Paulo é uma das mais antigas peças de arte sacra brasileira.

Desde 1982, a Igreja é propriedade do Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional –IPHAN- tendo sua recuperação como parte do projeto de valorização da história do Espírito Santo.

Entre as figuras históricas que estiveram na Igreja dos Reis Magos, destacam-se:

• O Desembargador Luiz Tomás de Navarro (1808); 
• O Príncipe Maximiliano de Wild-Neiwied; 
• O Naturalista Auguste de Saint-Hilaire (1818); 
• O Geógrafo Charles Frederik Hart; 
• O Pintor francês François Biard (1858); 
• Dom Pedro II, (fev/1860) e 
• O Bispo D. Pedro Maria de Lacerda (1880).

 

Fontes: http://www.tesourosdobrasil.com.br/index.guia.php?option=detalhe&id=631
http://www.clerioborges.com.br/reis.html 
http://www.serra.es.gov.br/

Link Relacionado :

 Fotos do interior da Igreja dos Reis Magos

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Opinam os jesuítas sobre a Capitania do ES

“Esta Capitania se tem por a milhor cousa do Brasil depois do Rio de Janeiro”, opinava o padre Nóbrega em 1560

Ver Artigo
Providências de Mem de Sá após a morte de Vasco Coutinho

Aos dezesseis de outubro, informado da morte de Vasco Coutinho, o governador geral expediu o mandado às principais autoridades da capitania

Ver Artigo
França Antártica – Mem de Sá e Guanabara

Notícias levadas a Mem de Sá, por intermédio de alguém que esteve no Espírito Santo, davam conta dos franceses que se haviam estabelecido na Guanabara

Ver Artigo
Os pioneiros: Degredados

Exceto dois funcionários públicos – um escrivão e um almoxarife -, todos eram degredados. Ou seja, nossos “pioneiros” eram criminosos que foram banidos, desterrados de Portugal para cumprir suas penas de prisão perpétua na colônia

Ver Artigo
O plano português para colonização das terras doadas - Sesmarias

A 28 de fevereiro de 1532, D. João III, por carta, cientificou a Martim Afonso de Souza a resolução que tomara de dividir o litoral do Brasil, de Pernambuco ao Rio da Prata, com o fim de formar capitanias com cinqüenta léguas da costa

Ver Artigo