Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Igreja em Santa Cruz

Igreja em Santa Cruz

Nem tudo parece ser o que é. Uma prova disso é a Igreja de Nossa Senhora da Penha, em Santa Cruz, Aracruz, no norte do ES. Essa igreja despertou a curiosidade do imperador Dom Pedro II em 1860, devido à sua fachada imponente e atrás, um pequeno templo com paredes de estuque e cobertura de palha.

"O frontispício da Igreja é maior do que esta, iludindo de longe quem o ver de frente", escreveu Dom Pedro II, ao visitar Santa Cruz.

Navegantes que passavam pela baía de Santa Cruz também tinham a impressão de estar vendo uma grande igreja e uma vila cheia de riquezas e fazendeiros poderosos, o que não era verdade.

Além da fachada, os sinos de bronze datados do século XVI, instalados na torre da igreja, chamavam a atenção.

Para tocá-los, o sineiro tinha que subir em andaimes improvisados encostados na parede frontal da igreja. Os recursos para a construção da fachada foram conseguidos através da contribuição de exportadores de jacarandá da região.

A igreja começou a ser construída em 1836, sendo um marco histórico da arquitetura no período da colonização. Decorada em alto relevo pelo pintor francês Auguste Françoius Biard, a fachada era branca, com vasos esculpidos no alto da construção. As imagens do interior foram trazidas da Europa pelos jesuítas. A nave (salão onde se reúnem os fiéis) só foi construída muitos anos depois.

 

 

Fonte: A Tribuna (21/06/2009)


Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Palavras que vieram da África

A influência do negro na nossa cultura foi bastante expressiva. Os hábitos e costumes africanos penetraram no nosso cotidiano

Ver Artigo
Epidemias e Ameaças - Por Serafim Derenzi

Os franceses, que ameaçaram a costa em 1551, voltaram em 1558 ao Porto de Vitória, onde dormiram 

Ver Artigo
A febre amarela no Espírito Santo em 1850

A Providência Divina vela certamente sobre a população desta Província que, sem o seu auxílio, estaria hoje extinta por falta de recursos da medicina

Ver Artigo
Varíola, cólera, fome em meados do Século XIX no ES

Já em fevereiro de 1855, um ofício do barão de Itapemirim falava em mais de mil vítimas 

Ver Artigo
Porto de Cachoeiro foi marco de crescimento

“Mas o transporte fluvial era tão importante, que a sede da colônia veio para o porto das embarcações, o Porto de Cachoeiro, que hoje é Santa Leopoldina”

Ver Artigo