Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Inhoá – Por Edward Athayde D’Alcântara

Enseada de Inhoá, 1912

Aldeia de pescadores. Recordo-me muito bem; a gente saía da Praça da Matriz, entrava na Rua São Bento, mais à frente seguia contornando a Pedra de Nossa Senhora pelo caminho de Inhoá até a vila do mesmo nome.

Era uma comunidade muito simples, vivendo harmoniosamente, embora a falta de conforto naqueles pequenos barracos, casebres, ali viviam pescadores felizes. Na fileira de casas acompanhando a orla da praia podiam-se contar no máximo umas três a cinco casas de alvenaria.

Viveram felizes durante séculos, até que na década de 1940 a 1950 foram alijados, pela União, de suas casas e pertences, cedendo o terreno para a construção da Escola de Aprendizes de Marinheiro do Espírito Santo. Transferidos para outros lugares, a maioria foi deslocada para o loteamento mal urbanizado da prefeitura de Vila Velha, na área onde tinha funcionado, por longos anos, o matadouro municipal.

Dentre os muitos moradores de Inhoá, conheci o senhor João Santos, moreno alto, espadaúdo, pai de Espingarda, Capacete e Espoleta; Adozino, André Nogueira e seus filhos (Ruth, Olívia, Nael, Marta, José, o Zeca e Dedê);  Oscar Pedro, Baiano, Belmiro, Alcino, Manoel Carneiro, Horácio, Alcides, Pedro Julieta, e muitos outros. Poucos deles ainda vivem.

 

Fonte: Memória do Menino...e de sua Velha Vila, 2014
Autor: Edward Athayde D’Alcântara
Produção: Casa da Memória de Vila Velha
Compilação: Walter de Aguiar Filho, abril/2020

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Viajantes Estrangeiros ao ES – Barão de Humboldt

Basilio Daemon refere-se à possível passagem do Barão de Humboldt, no ano de 1800, pelo Espírito Santo

Ver Artigo
Tropeiros percorrem em 20 dias 650 quilômetros de história

Ao longo de 20 dias, um grupo de 13 capixabas está revivendo parte da história do Brasil Colônia ao refazer os passos de Dom Pedro pelo interior do Estado

Ver Artigo
Pedra da Onça - Por Seu Dedê

Localizada à margem esquerda do canal da Costa, braço sul. De frente ao Shopping Praia da Costa 

Ver Artigo
Ponga de Bonde – Por Edward Athayde D’Alcântara

Existe uma diferença entre carona e ponga

Ver Artigo
Praia da Sereia - A origem do nome

A origem do seu nome remonta aos primeiros anos do século XX, quando chegaram a Vila Velha, vindos do Rio de Janeiro, alguns construtores para construir o Terceiro Batalhão de Caçadores

Ver Artigo