Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Iriri - sua origem

Iriri - Carnaval 2007 - Foto: Terê Thomazini

Localizado ao sul do Estado, o mais conhecido balneário de Anchieta, com quatro praias: Costa Azul, Areia Preta, Namorados e Santa Helena, a mais deserta. Antes de se transformar em point, Iriri foi uma fazenda que pertencia às famílias Alberto Alpoim e Jorge Garcia, lembra o hoteleiro Antônio Ferrari. Em 1941, Alpoim vendeu a atual área central de Iriri para Manoel de Paula Serrão, popular Duca Serrão. Foi ele que iniciou a exploração imobiliária. Em 1946 Duca conseguiu a área restante da parte norte de Jorge Garcia.

O topógrafo do Rio de Janeiro, Diógenes de Paula da Costa foi o responsável pelo projeto de urbanização. Duca Serrão escolheu pessoas para comprar os lotes, já que pretendia transformar o local em uma espécie de condomínio.

As primeiras casas foram construídas e na década de 50 a antiga ponte sobre o rio Benevente, que permitiu o acesso ao litoral sul, facilitou a vida dos investidores de Iriri. O primeiro hotel, o Ilmenita, surgiu em 1952, quando se formava o núcleo central de Iriri.

A exploração turística de fato surgiu nos anos 60. O Iriri Praia Clube também, justamente quando o balneário completava 15 anos. O clube, ainda inacabado, abria suas portas para quatro dias de carnaval. A partir daí o carnaval virou tradição. Aos poucos, o número de foliões foi aumentando até chegar ao ponto do clube não comportar tanta gente. E os foliões foram para a rua. A moda pegou e hoje a folia de Momo concentra mais de 100 mil pessoas nas ruas de Iriri.

 

Fonte: Edição Especial de A GAZETA – Municípios do ES - Vitória, 26 de setembro de 1994 
Fotos: Terê Tomazini - Carnaval, 2007
Compilação: Walter de Aguiar Filho, janeiro/2012

 

 

LINKS RELACIONADOS:

>> Anchieta

 



GALERIA:

📷
📷


Cidades do ES

A cidade de Vila Velha

A cidade de Vila Velha

Berço da colonização Espírito Santense, foi fundada em 23 de maio de 1553, pelo donatário Vasco Fernandes Coutinho, que recebeu a capitania em troca dos relevantes serviços prestados ao rei de Portugal Dom João III, no oriente...

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Então Vitória era assim (1908-1912) – Era Jerônimo

Um bonde a tração animal trafegava pela cidade baixa, de Vila Rubim ao Forte São João, passando pelo Largo da Conceição, Ruas do Rosário, Cristóvão Colombo e Barão de Monjardim

Ver Artigo
Itaúnas - Por Adelpho Monjardim

Situada na embocadura de importante rio, na orla marítima, possuidora de magnífico e extenso litoral, cedo desenvolveu-se, tornando-se próspera povoação, com intenso comércio com a Bahia

Ver Artigo
Roteiros de Guarapari

Três Praias: São consideradas as mais bonitas do balneário. A entrada é através de área particular e atualmente está fechada. As únicas formas de acesso a elas são através da Praia dos Adventistas ou de embarcações. 

Ver Artigo
Guarapari - Curiosidades

No início dos anos 30, a área central de Guarapari contava com cerca de 240 casas. Em 1942 foi construída a primeira casa veranista por Joaquim Gonçalves, apelidado de “Papai do Céu”

Ver Artigo
A Origem do nome Siribeira Clube de Guarapari

Árvore Siribeira, árvore - símbolo que o vendaval inclinou, como numa reverência, sem abater, contudo, através do tempo. Palavras de: Heliomar Carneiro da Cunha, no alvorecer do Siribeira Clube

Ver Artigo