Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Itaguaçu

Itaguaçu - Foto: Prefeitura de Itaguaçu

O município de Itaguaçu, distante 135 km de Vitória, é uma típica cidade do interior do Espírito Santo. Localizada na região serrana do Estado, mostra-se, à primeira vista, clássica: uma rua principal, outras adjacentes, uma igreja, a sede da prefeitura e uma praça, tudo muito próximo um do outro. Mas ao percorrer as pequenas vias que indicam os passos que devem seguir os seus 15 mil moradores, descobre-se como a cultura se mantém nesta cidade.

Os primeiros habitantes que chegaram à região foram os imigrantes italianos. Além disso, negros e alemães também tiveram participação ativa, cuidando basicamente da agricultura e da pecuária das fazendas do município.

Como forma de recuperar detalhes dessas tradições, dois grupos de dança formados por jovens se destacam na região. Um é o grupo da Escola Estadual Eurico Salles, que segue os costumes europeus. O outro é o Hakunamatata, que a cada ano, cria coreografias para homenagear a cultura afro.

Na arquitetura, destaca-se a Igreja Matriz de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, um dos principais exemplares da arquitetura neogótica existentes no Estado. Com mais de 50 anos de construção, é certamente um dos marcos culturais da cidade.

A cultura não fica somente nas ruas de paralelepípedo da sede do município. A cerca de 15 km da praça principal da cidade, encontra-se um casarão de 1933 que até hoje habita o imaginário dos moradores do distrito de São Sebastião do Sobreiro.

Como o nome de Villa Amparo, o imóvel foi residência do coronel Gumercindo Coelho, onde - segundo afirmam alguns habitantes da cidade - havia até uma cela para prender os ladrões que atacavam a localidade. O casarão deve abrigar uma futura Casa da Cultura de Itaguaçu.

Além disso, a cidade pretende dar o nome da jornalista Danuza Leão, que nasceu em Itaguaçu, ao futuro Teatro Municipal.

Fonte: Jornal A Gazeta (23/09/2007)

LINKS RELACIONADOS:

>> Imigração no ES 



GALERIA:

📷
📷


Cidades do ES

Linhares: Futuro Polo Turístico

Linhares: Futuro Polo Turístico

O Governo do Estado  determinou por sugestão da EMCATUR os estudos que permitirão criação do Parque Estadual de Juparanã

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Divisão administrativa do município de Vitória, 1937

São os seguintes limites do município de Vitória

Ver Artigo
Barra do Jucu

Barra do Jucu é um pequeno balneário de Vila Velha, ainda tranqüilo, localizado a 15 quilômetros do centro da cidade, que atrai muita gente por seu alto astral

Ver Artigo
Então Vitória era assim (1908-1912) – Era Jerônimo

Um bonde a tração animal trafegava pela cidade baixa, de Vila Rubim ao Forte São João, passando pelo Largo da Conceição, Ruas do Rosário, Cristóvão Colombo e Barão de Monjardim

Ver Artigo
Itaúnas - Por Adelpho Monjardim

Situada na embocadura de importante rio, na orla marítima, possuidora de magnífico e extenso litoral, cedo desenvolveu-se, tornando-se próspera povoação, com intenso comércio com a Bahia

Ver Artigo
Roteiros de Guarapari

Três Praias: São consideradas as mais bonitas do balneário. A entrada é através de área particular e atualmente está fechada. As únicas formas de acesso a elas são através da Praia dos Adventistas ou de embarcações. 

Ver Artigo