Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Jayme Duarte do Nascimento - Personalidade Capixaba

Personalidades em foco

 

Cap. Jayme Duarte do Nascimento

A coluna “Personalidades em Foco” tem por objetivo focalizar em traços sucintos e elucidativos, diferentes personalidades integradas na vida do Centro Cultural “Humberto de Campos”, tanto sob aspecto literário, como pela sua repercussão cívico-social.

Inicio a coluna pelo nome cap. JAYME DUARTE DO NASCIMENTO.

Nascido em 17 de janeiro de 1901, o Cap. Jayme foi em 1948 (sete de março), o primeiro Presidente do C.C.H.C. – Representa o Cap. Jayme a figura número um na história do Centro Cultural “Humberto de Campos”. Foi um dos fundadores e seu Presidente nos biênos: 1948-1949 e 1950-1951, que sucederam à sua fundação.

Em homenagem ao Cap. Jayme Duarte do Nascimento, foi inaugurado na sede do Centro, um quadro com a sua fotografia ao lado do quadro com a fotografia do Patrono da Entidade – o escritor inolvidável: Humberto de Campos.

Conheci o Cap. Jayme em 1953, quando do meu ingresso no C.C.H.C., e daí para cá, cativaram-me seus dotes de cavalheirismo, simpatia e franqueza.

Poeta de largos recursos é modesto até aos limites em que a personalidade impõe à modéstia, que deixe de se manifestar. Cap. Jayme é hoje um nome literário integrado na evolução cultural da cidade de Vila Velha e do Estado do Espírito Santo. Colabora, a Cap. Jayme Duarte do Nascimento em “A Gazeta”, “A Tribuna”, “Vida Capixaba”, “O Lince”, de Juiz de Fora, “Diário dos Açores” e “Lâmpada”, de Portugal, “Novo Mundo”, de Mato Grosso, “Evolução”, de S. João da Barra, “Luar do Norte”, de Pernambuco, etc... – Pertence o poeta ilustre às seguintes Entidades: Instituto de Cultura Americana, Centro Cultural Euclides da Cunha, e Sociedade Protetora dos Insanos. Atualmente é membro da “Comissão de Sindicância” do Centro Cultural Humberto de Campos, posição de singular importância para a vida da Entidade.

A atual Diretoria, sob a presidência do Dr. HILÁRIO SONEGHET, muito espera da ação serena e construtiva, que é característica do Cap. Jayme Duarte Nascimento, que desfruta no Centro Cultural “Humberto de Campos” de largo círculo de amigos sinceros e admiradores incondicionais.

 

Fonte: O Continente, 01 de maio de 1954
Autor: Newton L. Jordão (Vice-presidente da C.C.H.C.)
Compilação: Walter de Aguiar Filho, Outubro/2013

Personalidades Capixabas

O Dial Capixaba – Por Maria Lúcia da Silva

O Dial Capixaba – Por Maria Lúcia da Silva

Nessa conjuntura, nasceu em Vitória a primeira emissora em freqüência modulada, a Cariacica FM, inaugurada em 1975 

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

José Luiz Pipa Silva: a gozação - Por Sérgio Figueira Sarkis

José Luiz Pipa Silva, ou Pipa, como todos o tratavam, era de rara inteligência

Ver Artigo
Jayme Fernandes Figueira - Por Sérgio Figueira Sarkis

Ficou em Recife até 1925, quando o destino o fez encontrar o senhor Anthenor Guimarães

Ver Artigo
O Dial Capixaba – Por Maria Lúcia da Silva

Nessa conjuntura, nasceu em Vitória a primeira emissora em freqüência modulada, a Cariacica FM, inaugurada em 1975 

Ver Artigo
O Tribunal de Contas – Por Eurico Rezende

Cogitada desde o início do Império, a criação de um órgão de controle orçamentário e financeiro só se verificou em 1890, mercê do gênio de Ruy Barbosa

Ver Artigo
Liberalismo e Solidarismo – Por Eurico Rezende

Estão registrados, quer em passado remoto, quer em época recente, antes de encerrar minha carreira eleitoral

Ver Artigo