Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Linhares

Regência, Linhares

Quem visita Linhares entra em contato direto com a natureza. Uma boa dica é fazer um passeio de barco pelo Rio Doce (é só entrar em contato com um dos pescadores locais).

O Rio Doce nasce em Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, entra no Espírito Santo através de Baixo Guandu e deságua no Oceano Atlântico no distrito de Regência - um percurso de 977 quilômetros.

Além disso, a cidade abriga várias praias. Em algumas delas, as tartarugas marinhas colocam ovos, que são monitorados pelo Projeto tamar. São cerca de 60 dias até o nascimento.

Na divisa de Linhares com Aracruz fica a Reserva Biológica de Comboios, que abriga a maior base do Espírito Santo - todos os dias, às 17:30h, é realizada a abertura dos ninhos (os visitantes podem acompanhar).

Na base, destaque para os tanques com tartarugas marinhas e o museu, cujo acervo inclui cascos e crânios de tartarugas marinhas e sala de vídeo.

A cidade também abriga o maior complexo lacustre da Região Sudeste, são 65 lagoas. Destaque para a Lagoa Nova, a 9 quilômetros da sede, onde é possível tomar banho e pescar. O local possui boa infra-estrutura, com área para churrasqueira, camping e restaurante.

Já a Lagoa Juparanã, a maior em volume d'água no Brasil, localizada a 10 quilômetros da sede, possui duas "praias": a do Minotauro e das Três Pontas. Na primeira, é possíovel fazer um passeio de lancha, pescar e mergulhar. Da segunda, saem os barcos que levam até a Ilha do Imperador, visistada por D. Pedro II em 1860. O passeio dua 2 horas e os barqueiros cobram cerca de R$ 50,00 por pessoa.

No povoado de Regência, a dica é conhecer o farol, que conserva a cúpula do monumento antigo, de 1895. Não deixe de conhecer também a Casa do Congo.

Regência tem ainda uma lojinha do projeto Tamar e o busto de Caboclo Bernardo. Vale a pena conhecer as praias de Povoação, de Pontal do Ipiranga e Urussuquara, próprias para surfar; a da Barra Seca, única oficial de nudismo capixaba; a de Monsarás, cuja praia e lagoa são separadas por um fio de areia; e a de Degredo, indicada para a prática de pesca de arremesso.

Fonte: A Gazeta - 10/01/2007

Links Relacionados:

>> Visita de D. Pedro II ao ES
>> 
Visita de D. Pedro II a Linhares
>> 
Caboclo Bernardo
>> 
Rios do ES
>> Núcleo de norte-americanos no ES 
 
>> O cacau em Linhares  
>> Cultura em Linhares

Cidades do ES

Santa Leopoldina

Santa Leopoldina

Santa Leopoldina faz parte do circuito de montanhas capixabas conhecida como "As Três Santas", que engloba Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Santa Teresa

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Então Vitória era assim (1908-1912) – Era Jerônimo

Um bonde a tração animal trafegava pela cidade baixa, de Vila Rubim ao Forte São João, passando pelo Largo da Conceição, Ruas do Rosário, Cristóvão Colombo e Barão de Monjardim

Ver Artigo
Itaúnas - Por Adelpho Monjardim

Situada na embocadura de importante rio, na orla marítima, possuidora de magnífico e extenso litoral, cedo desenvolveu-se, tornando-se próspera povoação, com intenso comércio com a Bahia

Ver Artigo
Roteiros de Guarapari

Três Praias: São consideradas as mais bonitas do balneário. A entrada é através de área particular e atualmente está fechada. As únicas formas de acesso a elas são através da Praia dos Adventistas ou de embarcações. 

Ver Artigo
Guarapari - Curiosidades

No início dos anos 30, a área central de Guarapari contava com cerca de 240 casas. Em 1942 foi construída a primeira casa veranista por Joaquim Gonçalves, apelidado de “Papai do Céu”

Ver Artigo
A Origem do nome Siribeira Clube de Guarapari

Árvore Siribeira, árvore - símbolo que o vendaval inclinou, como numa reverência, sem abater, contudo, através do tempo. Palavras de: Heliomar Carneiro da Cunha, no alvorecer do Siribeira Clube

Ver Artigo