Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Linhares

Regência, Linhares

Quem visita Linhares entra em contato direto com a natureza. Uma boa dica é fazer um passeio de barco pelo Rio Doce (é só entrar em contato com um dos pescadores locais).

O Rio Doce nasce em Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, entra no Espírito Santo através de Baixo Guandu e deságua no Oceano Atlântico no distrito de Regência - um percurso de 977 quilômetros.

Além disso, a cidade abriga várias praias. Em algumas delas, as tartarugas marinhas colocam ovos, que são monitorados pelo Projeto tamar. São cerca de 60 dias até o nascimento.

Na divisa de Linhares com Aracruz fica a Reserva Biológica de Comboios, que abriga a maior base do Espírito Santo - todos os dias, às 17:30h, é realizada a abertura dos ninhos (os visitantes podem acompanhar).

Na base, destaque para os tanques com tartarugas marinhas e o museu, cujo acervo inclui cascos e crânios de tartarugas marinhas e sala de vídeo.

A cidade também abriga o maior complexo lacustre da Região Sudeste, são 65 lagoas. Destaque para a Lagoa Nova, a 9 quilômetros da sede, onde é possível tomar banho e pescar. O local possui boa infra-estrutura, com área para churrasqueira, camping e restaurante.

Já a Lagoa Juparanã, a maior em volume d'água no Brasil, localizada a 10 quilômetros da sede, possui duas "praias": a do Minotauro e das Três Pontas. Na primeira, é possíovel fazer um passeio de lancha, pescar e mergulhar. Da segunda, saem os barcos que levam até a Ilha do Imperador, visistada por D. Pedro II em 1860. O passeio dua 2 horas e os barqueiros cobram cerca de R$ 50,00 por pessoa.

No povoado de Regência, a dica é conhecer o farol, que conserva a cúpula do monumento antigo, de 1895. Não deixe de conhecer também a Casa do Congo.

Regência tem ainda uma lojinha do projeto Tamar e o busto de Caboclo Bernardo. Vale a pena conhecer as praias de Povoação, de Pontal do Ipiranga e Urussuquara, próprias para surfar; a da Barra Seca, única oficial de nudismo capixaba; a de Monsarás, cuja praia e lagoa são separadas por um fio de areia; e a de Degredo, indicada para a prática de pesca de arremesso.

Fonte: A Gazeta - 10/01/2007

Links Relacionados:

>> Visita de D. Pedro II ao ES
>> 
Visita de D. Pedro II a Linhares
>> 
Caboclo Bernardo
>> 
Rios do ES
>> Núcleo de norte-americanos no ES 
 
>> O cacau em Linhares  
>> Cultura em Linhares

Cidades do ES

Guarapari na década de 70

Guarapari na década de 70

Veja fotos de Guarapari na década de 70, enviadas pelo internauta Jaime Trindade.

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Primórdios de Cachoeiro – Por Levy Rocha

Uma das sesmarias mais antigas foi a que o Governador Rubim concedeu ao Capitão Francisco Gomes Coelho da Costa, em 1811

Ver Artigo
O povoamento de Cachoeiro

A ocupação da Bacia do Rio Itapemirim é repleta de fatos históricos de importância, com destaque para o embate entre os índios e os portugueses

Ver Artigo
Como surgiu Rio Pardo (Iúna)

O decreto-lei nº 15.177, de 31 de dezembro de 1943 mudou-lhe a denominação primitiva para Iúna

Ver Artigo
Ibatiba

O município de Ibatiba situa-se na região sudoeste do estado do espírito Santo, na região de montanhas do estado.

Ver Artigo
Caparaó

Outro fator importante na região foi a presença constante de tropeiros que caregavam mercadorias, notícias e, especialmente, o café comercializado. Foi a principal forma de transporte por muito tempo

Ver Artigo