Fotos

Publicidade

Livre para Voar

Há séculos o homem busca técnicas de vôo parecidas com as dos pássaros para alimentar o sonho de voar. E os pilotos de vôo livre em asa delta e parapente são unânimes em destacar a sensação de liberdade que é uma verdadeira terapia no ar.

No Espírito Santo existem vários pontos para a prática desse fascinante esporte, que são o Morro do Moreno, em Vila Velha e os municípios de Baixo Guandu, Pancas e Vila Valério.

Os especialistas em vôo livre no Estado revelam que a atual tecnologia e o desenho das asas modernas trazem o prazer de voar em segurança.

O Município de Pancas conta com uma excelente topografia para a prática do vôo livre, atraindo voadores para a região noroeste. Aliás, foi criada uma Associação da Categoria com 21 integrantes. “O vôo livre é um esporte de sucesso em Pancas, já faz parte de etapas do Campeonato da modalidade”, informa o diretor de Turismo e Cultura, Élson Augusto do Nascimento.

Já no município de Baixo Guandu, existe um projeto para incrementar a prática do vôo livre e parapente pelas excelentes condições topográficas da região, registrando no ponto mais alto mais de 900 metros. “É um esporte que enche os olhos dos amantes da liberdade”, diz o chefe do Departamento de Cultura e Lazer da Prefeitura, Pedro Bussular. Ele observa que todo ano é realizado em Baixo Guandu uma etapa do Campeonato Capixaba dessa modalidade.

O instrutor Tadeu Bersot revela que cresce a cada dia o número de pessoas buscando o vôo livre e parapente. “É prazeroso estar nas alturas, presenciar um cenário encantador, se ver livre como um pássaro. Conheço pessoas que tiveram mudança radical, estão de bem com a vida com essa atividade de curtir os ares”, atesta.

Ele, que tem 11 anos de vôo e 10 atuando como instrutor, conta que não leva muito tempo para uma pessoa começar a praticar vôos. No período de dois a quatro meses é o bastante para alguém estar preparado para essa aventura no espaço. “Quem deseja voar deve procurar alguém habilitado, seguindo as exigências contidas no treinamento”.

O Presidente da Associação e Federação de Vôo Livre do Espírito Santo, Abner Paiva Pinheiro Piva, vê o esporte ganhando cada vez mais adeptos graças a um trabalho de divulgação que passa pelo exercício do prazer de voar e a segurança existente por conta dos equipamentos modernos. No Estado, são aproximadamente 200 pilotos de asa delta e parapente, sendo 15% do sexo feminino.

“A prática do vôo livre só faz bem, todas as pessoas manifestam esse prazer”, descreve o dirigente da entidade, lembrando que existe um calendário anual para proporcionar divertimento dos participantes desse esporte. Dagma e Aline, de Venda Nova do Imigrante e Cachoeiro de Itapemirim, são as duas mulheres que se destacam na modalidade. Já entre os homens o piloto Franco Brow, de Vitória, já conquistou o título mundial de vôo livre. No ano de 1999 o Brasil tornou-se campeão mundial de asa delta por equipe.

Fonte: Revista Total Saúde – Abril/ maio de 2006

Links Relacionados:

 Vôo Livre no Moreno
 Vôo dos sonhos
 Morro do Moreno 
 Associação de Vôo livre do Espírito Santo

Conteúdo

Canais Monumentos Cidades do ES Cidades do ES
AMAMOR
Aventura
Bairros
Bonde
Cidades do ES
Colégio Marista de Vila Velha
Convento da Penha
Culinária Capixaba
Curiosidades...
Ecologia
Editorial
Entrevistas
Escritores Capixabas
Especiais
Genealogia Capixaba
História do ES
Imigração no ES
Livros Capixabas
Matérias de Edward DAlcântara
Matérias de Roberto Abreu
Matérias Especiais
Monumentos
O ESPORTE NA HISTÓRIA DO ES
Personalidades Capixabas
Porto de Vitória
Prainha
Recantos Escondidos
Religiosos do ES
Variedades
Vila Velha
A História da Marinha em Vila Velha
A Igreja de São Tiago
A Igreja e o Convento de Nossa Senhora do Monte Carmo
Arquitetura rural em Santa Teresa
Arte indígena em Anchieta
Capela de Nossa Senhora das Neves
Casa da Memória
Catedral Metropolitana de Vitória
Convento da Penha
Escadaria Maria Ortiz
Escadaria São Diogo
Farol de Santa Luzia
Fortificações - Estado da Capitania em 1682
Igreja de Nossa Senhora do Rosário
Igreja de São Gonçalo
Igreja de São Gonçalo – Vitória ES
Igreja do Rosário é restaurada
Inauguração da Ponte de Linhares
Maciço do Penedo
Marca Morro do Moreno
Mestre Álvaro
Monte Aghá
Monumento a Domingos Martins
Monumento a Florentino Avidos
Monumento a Henrique Moscoso
Monumento a Jerônimo Monteiro
Monumento a Onça
Monumento a Vasco Fernandes Coutinho (1º Donatário da Capitania)
Monumento ao Ano Internacional da Paz
Monumento ao Expedicionário
Monumento ao Índio (Araribóia)
Monumento ao Trabalho
Monumento do Sesquicentenário da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo
Museus no Espírito Santo
O Exército: 38º BI.
Obelisco da Praça dos Namorados
Palácio das Águias é restaurado
Parque Moscoso
Por quê o nome do viaduto é Caramuru?
Praia do Ribeiro
Prainha: 400 Anos
Santuário de Nossa Senhora das Neves
Teatro Melpômene
Terceira Ponte
Terrenos pertencentes ao patrimônio da Penha
Roteiros de Guarapari
25 de Julho
A CIDADE DE ANCHIETA
A cidade de Vila Velha
A Estrada de Venda Nova do Imigrante a Castelo
A praça Duque de Caxias de Vila Velha
Alfredo Chaves
Anchieta
As Belezas de Matilde
Baixo Guandu
Barra do Jucu
Barra do Riacho
Cachoeiro de Itapemirim
Caparaó
Carta revela tesouro de jesuítas
Colatina
Divino de São Lourenço
Do pouso do Riacho a Linhares
Domingos Martins
Dores do Rio Preto
Fazenda em Castelo
Guaraná
Guarapari - turismo e folclore
Guarapari e Perocão
Ibatiba
Iconha
Iriri - sua origem
Itaguaçu
Itapemirim
Itaúnas
João Neiva
Lave a alma nas cachoeiras
Linhares
Manguinhos
Marataízes
Marechal Floriano
Matilde
Meaípe
Mercado Municipal de Vila Velha
Mimoso do Sul
Muqui
O calendário e Vila Velha
Parati
Passagem do Imperador pela vila de Santa Cruz
Pedra Menina
Piúma


Colunistas

ROBERTO ABREU

Vila Velha já teve um serviço de auto falantes “A voz de Vila Velha”. Por Roberto Abreu. Leia mais!

 

EDWARD D'ALCÂNTARA

Foi grande o legado de Antônio Athayde para Vila Velha. Vejas as principais obras. Por Edward D'Alcântara.

Parceiros
JOSÉ ROBERTO SANTOS NEVES
COMPANHIA DO VÍDEO
MÔNICA BOITEUX