Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Manguinhos

Se você deseja passar momentos inesquecíveis, visite a Praia de Manguinhos, balneário localizado no município da Serra, a 20 quilômetros de Vitória. A rua principal à beira-mar lembra a música "Dia branco", de Geraldo Azevedo:

"Até onde a gente chegar
uma praça na beira do mar
um pedaço de qualquer lugar
neste dia branco
se branco ele for,
esse tanto
esse canto de amor."

Manguinhos é mesmo um branco de tranquilidade e beleza. Com ruas pacatas e com muita vegetação, é o local ideal para repousar e esquecer da agitação dos centros urbanos.

Suas praias possuem areias claras e fofas e águas calmas. Existem formações areníticas e corais em em alguns locais. Sua orla é repleta de quiosques, onde é possível tomar uma cerveja bem gelada, acompanhado de um tira-gosto, diante de um azul de mar sem tamanho. O balneário possui também, excelentes pousadas e restaurantes.

No carnaval acontece o tradicional banho de mar à fantasia. Vestidos com adereços de papel crepom, os foliões caminham pelas ruas do balneário e no final da tarde de sábado, entram no mar.

Mas Manguinhos não é só praia. No inverno, no restaurante Estação 1ª de Manguinhos, se realiza, anualmente, o Varal de Poesias. Além da delícia da culinária e do excelente atendimento, no estabelecimento se saboreiam momentos em verso e prosa, música e artesanato.

Devido ao ambiente bucólico e acolhedor, o balneário é frequentado por artistas plásticos e intelectuais, e por todos aqueles que amam a natureza.

Autor: Roberto Passos do Amaral Pereira, médico.
Publicado originalmente em A Gazeta 21/03/2007.

LINKS RELACIONADOS:

>> Serra



GALERIA:

📷
📷


Cidades do ES

A comuna de Muniz Freire

A comuna de Muniz Freire

Os seus fundadores foram Domingos Apolinário e o capitão Machado Santiago Louzada, tendo ali chegado por volta do ano de 1846

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Barra do Jucu

Barra do Jucu é um pequeno balneário de Vila Velha, ainda tranqüilo, localizado a 15 quilômetros do centro da cidade, que atrai muita gente por seu alto astral

Ver Artigo
Então Vitória era assim (1908-1912) – Era Jerônimo

Um bonde a tração animal trafegava pela cidade baixa, de Vila Rubim ao Forte São João, passando pelo Largo da Conceição, Ruas do Rosário, Cristóvão Colombo e Barão de Monjardim

Ver Artigo
Itaúnas - Por Adelpho Monjardim

Situada na embocadura de importante rio, na orla marítima, possuidora de magnífico e extenso litoral, cedo desenvolveu-se, tornando-se próspera povoação, com intenso comércio com a Bahia

Ver Artigo
Roteiros de Guarapari

Três Praias: São consideradas as mais bonitas do balneário. A entrada é através de área particular e atualmente está fechada. As únicas formas de acesso a elas são através da Praia dos Adventistas ou de embarcações. 

Ver Artigo
Guarapari - Curiosidades

No início dos anos 30, a área central de Guarapari contava com cerca de 240 casas. Em 1942 foi construída a primeira casa veranista por Joaquim Gonçalves, apelidado de “Papai do Céu”

Ver Artigo