Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Manguinhos

Se você deseja passar momentos inesquecíveis, visite a Praia de Manguinhos, balneário localizado no município da Serra, a 20 quilômetros de Vitória. A rua principal à beira-mar lembra a música "Dia branco", de Geraldo Azevedo:

"Até onde a gente chegar
uma praça na beira do mar
um pedaço de qualquer lugar
neste dia branco
se branco ele for,
esse tanto
esse canto de amor."

Manguinhos é mesmo um branco de tranquilidade e beleza. Com ruas pacatas e com muita vegetação, é o local ideal para repousar e esquecer da agitação dos centros urbanos.

Suas praias possuem areias claras e fofas e águas calmas. Existem formações areníticas e corais em em alguns locais. Sua orla é repleta de quiosques, onde é possível tomar uma cerveja bem gelada, acompanhado de um tira-gosto, diante de um azul de mar sem tamanho. O balneário possui também, excelentes pousadas e restaurantes.

No carnaval acontece o tradicional banho de mar à fantasia. Vestidos com adereços de papel crepom, os foliões caminham pelas ruas do balneário e no final da tarde de sábado, entram no mar.

Mas Manguinhos não é só praia. No inverno, no restaurante Estação 1ª de Manguinhos, se realiza, anualmente, o Varal de Poesias. Além da delícia da culinária e do excelente atendimento, no estabelecimento se saboreiam momentos em verso e prosa, música e artesanato.

Devido ao ambiente bucólico e acolhedor, o balneário é frequentado por artistas plásticos e intelectuais, e por todos aqueles que amam a natureza.

Autor: Roberto Passos do Amaral Pereira, médico.
Publicado originalmente em A Gazeta 21/03/2007.

LINKS RELACIONADOS:

>> Serra



GALERIA:

📷
📷


Cidades do ES

A Cidade de Anchieta

A Cidade de Anchieta

O município fundado pelo beato José de Anchieta e que leva seu nome oferece muitos atrativos para os turistas

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Grandes latifundiários dominavam a região de Itapemirim

Fazenda Pau Brasil de Francisco Salles Ferreira

Ver Artigo
João Neiva

A região que hoje corresponde ao município de João Neiva recebeu os primeiros imigrantes italianos em 1877. As famílias fundaram os distritos de Acioli de Vasconcelos (1887) e Demétrio Ribeiro (1891).

Ver Artigo
Ano de 1856 – Por Basílio Daemon

É criada neste ano a Colônia de Santa Leopoldina, nas margens do rio Santa Maria e ribeirões que nele deságuam, sendo por aviso do Ministério do Império 

Ver Artigo
Ano de 1847 – Por Basílio Daemon

Fundada em 1847 a Colônia de Santa Isabel, com 163 colonos chegados na sumaca Rodrigues, de propriedade de Antônio Joaquim Rodrigues 

Ver Artigo
Divisão administrativa do município de Vitória, 1937

São os seguintes limites do município de Vitória

Ver Artigo