Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Marataízes

Marataízes - Falésias

A cidade de Marataízes é uma das mais conhecidas e queridas do litoral Sul Capixaba. Depois de passar anos com sua orla central sendo destruída pela erosão, neste ano de 2010, a "Princesinha do Sul" tem entre suas principais atrações a própria recuperação da orla.

E é na famosa Praia Central, a mais famosa que a cidade concentra atrações culturais. No verão, a cidade fica lotada com atrações como shows, trios elétricos e campeonatos de surf e beach soccer.

Ainda no centro uma ótima opção é visitar as contruções do século XVII, como a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, construída em 1872. Seus altares neogóticos são de rara beleza e vale a pena visitar o local.

Marataízes é ainda uma cidade rica em artesanato, cujas peças são fabricadas em embira, cipó, palha, argila, madeira, entre outros. Toda a produção dos artesãos da cidade pode ser conferida na Feirinha de Artesanato, que fica bem em frente a Igreja, no centro.

Para quem tem filhos, a Lagoa do Siri é a melhor dica por suas águas rasas e calmas. Os bares, restaurantes e o aluguel de caiaques também fazem a alegria da família. E s e o sol está quente, o jeito é correr para a água e praia é que não falta em Marataízes com seus 25 quilômetros de litoral. Pode escolher: Bacia das Turcas, Areia Preta, da Barra, Boa Vista, Cidade Nova, da Cruz, Lagoa D'Antas, da Lagoa Funda, Arraias, Pontal e Cações.

No Carnaval, a dica é ir para o Camping do Siri, um dos melhores carnavais do ES.

Uma dica imperdível é ir até os restaurantes da Lagoa do Siri e saborear uma Jambalaia, prato à base de frutos do mar. Como diria o Chef Claude Toisgros, é uma marravilha!

 

Fonte:: Jornal A Gazeta (13/01/2010)
Compilação: Walter de Aguiar Filho, janeiro/2013 

Cidades do ES

Guaraná

Guaraná

Guaraná é um pequeno distrito do Município de Aracruz, com 205 quilômetros quadrados. Fica a 90 quilômetros da capital do Espírito Santo, Vitória, às margens da rodovia BR-101, uma das maiores do país

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

São Pedro do Itabapoana

Como se sentiria o morador de uma importante cidade ao vê-la cercada por militares e ter documentos e bens públicos saqueados? E mais: descobrir dias depois que o local foi rebaixado a distrito por decreto?

Ver Artigo
Iconha surge de Benevente - Por Luciana Maximo

Era um pequeno povoado, com casas muito simples, feitas de madeira, onde é Piúma, haviam mais pessoas

Ver Artigo
Iconha

O Município de Iconha, localizado na BR 101, região de montanha do ES, teve início nas povoações de Piúma, no vale do rio Orobó, fundadas pelo Padre José de Anchieta

Ver Artigo
Iconha - Crônica de Rubem Braga (1951)

Mas Iconha me encanta pelo seu milagre pastoril. A pracinha é dominada por um morro alto, muito verde, cortado diante de nós por um talude de terra vermelha

Ver Artigo
A política e o coronelismo em Iconha - Por Luciana Maximo

O Jornal conversou com Aldieris Braz Amorim Caprini, que cedeu alguns artigos de sua tese de mestrado que descreve com detalhes a história política do município de Iconha

Ver Artigo