Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Medidas para ajudar a salvar o Rio Doce

A recuperação de nascentes e o reflorestamento das margens do Rio Doce, no trecho que corta o Espírito Santo, são apontados por especialistas como soluções para salvar o manancial que nasce em Minas Gerais e passa por 230 municípios, 28 deles localizados em território capixaba.

Para tratar de alternativas que contribuam para melhorar o potencial hídrico e a diminuição do processo de degradação ao longo do leito, representantes da Câmara Técnica de Gestão de Eventos Críticos (CTGEC), do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH-Doce), do CBH-Pontões e Lagoas do Rio Doce, CBH-Barra Seca e Foz do Rio Doce e de entidades ligadas ao manancial, se reuniram na Vila de Regência, em Linhares, Norte do Estado.

A abertura mecânica de um canal na foz do rio, nas imediações do antigo local de vazão, foi uma das medidas debatidas, mas descartada por ser considerada ineficaz.

"Não resolveria porque a areia se move com ventos e maré. A abertura foi tentada por pescadores, mas não adiantou. É uma obra de impacto ambiental e insuficiente para a solução do problema", diz o secretário executivo do CBH-Barra Seca e Foz do Rio Doce, Carlos Sangalia.

O acompanhamento da seca e o registro de chuvas foram abordados no encontro. Especialistas apontaram que a estiagem aumentou e tendência é de que menos chuvas sejam registradas em 2016.

"Fatores naturais como o período de estiagem na nossa região e as últimas enchentes no manancial acentuaram o surgimento de depósitos de areia, trazidos pelo assoreamento e o desmatamento às margens do Rio Doce são as principais causas do fechamento de uma das bocas da barra, nas imediações do porto de Regência", explicou Sangalia.

 

Fonte: A Tribuna, Vitória - ES, 02/08/2015
Texto: Wilton Junior
Arquivo: Instituto Jones dos Santos Neves
Compilação: Walter de Aguiar Filho, agosto/2018

Ecologia

Ondas perfeitas para o surfe – Regência 2008

Ondas perfeitas para o surfe – Regência 2008

Regência é especial porque numa única praia se encontram três tipos distintos de onda

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Cientista Augusto Ruschi

Uma vez passou um carnaval inteiro atrás de uma formiga. Havia uma formiga preta que a gente encontra na mata sempre sozinha. Mas ele achava que essa formiga não mora sozinha e sim com outras companheiras

Ver Artigo
Paisagens de Passagens - Por Rubens Câmara Gomes

A Praia de Camburi sem nenhuma construção também era muito melhor, embora eu tivesse freqüentado pouco quanto ela ainda era virgem. Lembro que o acesso era pela Ponte da Passagem

Ver Artigo
Marinha desmonta o farol de Regência - 1998

Foi iniciado ontem, em Regência, o processo de desmontagem do farol que foi instalado no local em 1888

Ver Artigo
Turismo no Campo - Por Cacau Monjardim em 1975

Nestas propriedades seriam mantidas as tradições que poderiam vir a ser incluídas  na programação e formação de uma rede estadual de turismo rural ou melhor, de turismo-natureza

Ver Artigo
Medidas para ajudar a salvar o Rio Doce

Especialistas sugeriram em encontro o reflorestamento das margens e recuperação de nascentes para preservar o rio

Ver Artigo