Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Milagre de Anchieta em Reritiba

Igreja Nossa Senhora da Assunção - Anchieta ES, Acervo: Julier Marconcini

Em 1590, realizava-se, em Reritiba, missa assistida pelos índios, quando se entronizou a imagem de Nossa Senhora da Assunção na Igreja ali construída, sendo pregador o padre José de Anchieta. Sabe-se que, por esse tempo, o padre Diogo Fernandes, regressando de uma entrada pela Capitania do Espírito Santo, trouxera consigo mais de dois mil indígenas, muitos deles se localizando em Reritiba. Teria sido nessa ocasião, ou no ano seguinte, que o padre José de Anchieta realizou mais um de seus milagres, conforme testemunho do francês João de Cales:

“Trazendo do sertão da Capitania do Espírito Santo o Pe. Diogo Fernandes da Companhia de Jesus muito gentio, para converter à fé, viera ele testemunha também entre o dito gentio, que estava por ele cativo. E aí vinha também um índio aleijado, que andava de pés e mãos, por não poder levantar. E por isso o gentio seu parente lhe chamava ... (Suaçu).

E tanto que chegaram à aldeia de Reritiba da Capitania do Espírito Santo, o Pe. José, que aí estava, foi receber ao Pe. Diogo Fernandes e ao dito gentio, que todo estava de pé. E somente o aleijado estava assentado. Ao qual o Pe. José mandava se levantasse. Tomando o dito índio o bordão se levantou e começou a andar como se nunca tivera aleijão algum. E sabido de todos isto, o tiveram por grande milagre.

 

Autor: Elmo Elton
Fonte: Anchieta, Vitória/1984 - Sonetos escritos quando da beatificação do Jesuíta, em junho de 1980.
Compilação: Walter de Aguiar Filho, junho/2011



GALERIA:

📷
📷


Religiosos do ES

O carisma de Anchieta - Por: Américo Menezes

O carisma de Anchieta - Por: Américo Menezes

O Padre Viotti, considerado o maior estudioso da vida do beato afirmou-nos pessoalmente: "O primeiro processo formado para a canonização de Anchieta logo após a sua morte, com o depoimento vivo de onze sacerdotes da época, desaparecido inexplicavelmente, tinha sido por ele encontrado nos anais dos arquivos do Vaticano".

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

E o Ururau zarpou...

Com lenços e lágrimas, famílias desesperadas acenaram para os homens da província que foram sequestrados dois dias antes, durante a procissão de Corpus Christ nas ruas da cidade

Ver Artigo
Cronologia do Convento da Penha

Cronologia da história do Convento da Penha

Ver Artigo
A Construção do Convento da Penha (Parte II)

JABOATÃO não especifica o dia do lançamento da pedra fundamental; mas parece que já foi em fins do ano, pois em meados de 1652

Ver Artigo
A Construção do Convento da Penha (Parte I)

No ano imediato de 1651 o Custódio Frei Sebastião do Espírito Santo lançou a pedra fundamental nos alicerces

Ver Artigo
A Construção do Convento da Penha (Parte III)

Em1653, o Convento ainda não acabado recebeu de D. João IV uma ordinária do Rei

Ver Artigo