Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Mimoso do Sul

Mimoso do Sul

Sou nascido e criado em Mimoso do Sul, até aos 7 anos. Tenho um acervo sobre Minoso inclusive fotográfico dos anos 40 e 50. 

Mimoso surgiu a rigor em Limeira, um portinho do Rio Itabapoana que por certo não existe mais quase vestígio.

Ali eram embarcadas sacas de café, em pequenos vapores para o Rio de Janeiro, no final do século XX, da produção da região, principalmente do núcleo de São Pedro do Itapabona, que fica numa serra.

O crescimento da produção cafeeira interessou aos ingleses, que vinham construindo estradas de ferro pelo sudeste. O esquema era que ao abrir uma estrada, estimulava as derrubadas, quando os proprietários vendiam madeira para os dormentes, e lenha para as máquinas a vapor. Com esse recurso os proprietários investiam na produção cafeeira, e usavam a estrada de ferro, pagando frete, para descer principalmente para exportação pelo porto do Rio de Janeiro onde existiam grandes comerciantes, compradores de café. Assim ficava viabilizada a estrada.

Em Ponte do Itabapoana, para transpor Rio de mesmo nome, os ingleses edificaram uma ponte para a Leopoldina Railway, e com isso surgiu ali um povoado com esse nome, que chegou a ser município. Subindo, os ingleses chegaram na fazenda do Mimoso em 1905, que passou a ter desenvolvimento maior que a sede do município, São Pedro de Itabapoana, daí que em 1930 revolucionários desceram de São Pedro com o material de Prefeitura na marra, e transferiram a sede.

O pessoal de São Pedro fez o que pode para reverter o quadro na época do Governador Bley e até no sentido de separar de Mimoso quando passariam a coexistir dois municípios: Mimoso que passou a dominar a citação do registro do Município e que passou a ser sede do antigo Município de São Pedro, e São Pedro do Itabapoana, que ficaria lá em cima, prosseguindo com suas possibilidades.

A Assembléia Legislativa teria até aprovado essa solução, mas que não foi a frente. Mais tarde quem ficou independente de Mimoso foi Apiacá.

 

Fonte: Roberto Brochado Abreu. Membro da Casa da Memória de Vila Velha. (23/06/2009)

 

LINKS RELACIONADOS:

>> Casa da Memória 
>> L e R - Leopoldina Railways  



GALERIA:

📷
📷


Cidades do ES

Ubu

Ubu

Esta pequena praia do litoral sul capixaba, transmite paz e tranqüilidade ao olhar aquele mar azul e, principalmente, após degustar uma suculenta moqueca capixaba de peixe e banana da terra. É um paraíso onde a natureza sobressai-se na paisagem...

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Grandes latifundiários dominavam a região de Itapemirim

Fazenda Pau Brasil de Francisco Salles Ferreira

Ver Artigo
João Neiva

A região que hoje corresponde ao município de João Neiva recebeu os primeiros imigrantes italianos em 1877. As famílias fundaram os distritos de Acioli de Vasconcelos (1887) e Demétrio Ribeiro (1891).

Ver Artigo
Ano de 1856 – Por Basílio Daemon

É criada neste ano a Colônia de Santa Leopoldina, nas margens do rio Santa Maria e ribeirões que nele deságuam, sendo por aviso do Ministério do Império 

Ver Artigo
Ano de 1847 – Por Basílio Daemon

Fundada em 1847 a Colônia de Santa Isabel, com 163 colonos chegados na sumaca Rodrigues, de propriedade de Antônio Joaquim Rodrigues 

Ver Artigo
Divisão administrativa do município de Vitória, 1937

São os seguintes limites do município de Vitória

Ver Artigo