Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Mimoso do Sul

Mimoso do Sul

Sou nascido e criado em Mimoso do Sul, até aos 7 anos. Tenho um acervo sobre Minoso inclusive fotográfico dos anos 40 e 50. 

Mimoso surgiu a rigor em Limeira, um portinho do Rio Itabapoana que por certo não existe mais quase vestígio.

Ali eram embarcadas sacas de café, em pequenos vapores para o Rio de Janeiro, no final do século XX, da produção da região, principalmente do núcleo de São Pedro do Itapabona, que fica numa serra.

O crescimento da produção cafeeira interessou aos ingleses, que vinham construindo estradas de ferro pelo sudeste. O esquema era que ao abrir uma estrada, estimulava as derrubadas, quando os proprietários vendiam madeira para os dormentes, e lenha para as máquinas a vapor. Com esse recurso os proprietários investiam na produção cafeeira, e usavam a estrada de ferro, pagando frete, para descer principalmente para exportação pelo porto do Rio de Janeiro onde existiam grandes comerciantes, compradores de café. Assim ficava viabilizada a estrada.

Em Ponte do Itabapoana, para transpor Rio de mesmo nome, os ingleses edificaram uma ponte para a Leopoldina Railway, e com isso surgiu ali um povoado com esse nome, que chegou a ser município. Subindo, os ingleses chegaram na fazenda do Mimoso em 1905, que passou a ter desenvolvimento maior que a sede do município, São Pedro de Itabapoana, daí que em 1930 revolucionários desceram de São Pedro com o material de Prefeitura na marra, e transferiram a sede.

O pessoal de São Pedro fez o que pode para reverter o quadro na época do Governador Bley e até no sentido de separar de Mimoso quando passariam a coexistir dois municípios: Mimoso que passou a dominar a citação do registro do Município e que passou a ser sede do antigo Município de São Pedro, e São Pedro do Itabapoana, que ficaria lá em cima, prosseguindo com suas possibilidades.

A Assembléia Legislativa teria até aprovado essa solução, mas que não foi a frente. Mais tarde quem ficou independente de Mimoso foi Apiacá.

 

Fonte: Roberto Brochado Abreu. Membro da Casa da Memória de Vila Velha. (23/06/2009)

 

LINKS RELACIONADOS:

>> Casa da Memória 
>> L e R - Leopoldina Railways  



GALERIA:

📷
📷


Cidades do ES

A desanexação de Viana à Domingos Martins

A desanexação de Viana à Domingos Martins

Hoje Domingos Martins e Viana são dois municípios distintos, o primeiro engrandecido pela sua extensão territorial, o segundo mutilado e reduzido, aguardando apenas, como Pedro II, “a Justiça de Deus na voz da história”

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Iconha surge de Benevente - Por Luciana Maximo

Era um pequeno povoado, com casas muito simples, feitas de madeira, onde é Piúma, haviam mais pessoas

Ver Artigo
Iconha

O Município de Iconha, localizado na BR 101, região de montanha do ES, teve início nas povoações de Piúma, no vale do rio Orobó, fundadas pelo Padre José de Anchieta

Ver Artigo
Iconha - Crônica de Rubem Braga (1951)

Mas Iconha me encanta pelo seu milagre pastoril. A pracinha é dominada por um morro alto, muito verde, cortado diante de nós por um talude de terra vermelha

Ver Artigo
A política e o coronelismo em Iconha - Por Luciana Maximo

O Jornal conversou com Aldieris Braz Amorim Caprini, que cedeu alguns artigos de sua tese de mestrado que descreve com detalhes a história política do município de Iconha

Ver Artigo
Vila do Riacho - Por Maurilen de Paulo Cruz

A origem da Vila do Riacho se situa em 1800, quando foi instalado um quartel na confluência dos Rio Riacho e Comboios, pelo Capitão-mor Antônio Pires da Silva

Ver Artigo