Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Modalidades de Pesca

Pesca de Sargo - Ilustração do Livro: Krikati Tio Clê e o Morro do Moreno, 2006 - Autor: Walter de Aguiar Filho

Veja algumas modalidades de pesca amadora mais praticadas no litoral brasileiro. Vamos fazer um pequeno especial nesta semana, dividindo em 2 categorias: 1) Pesca de Mar e 2) Pesca de Água Doce.

Começaremos pela pesca de mar. Nesta modalidade, podemos dividir em 4 categorias, que são a pesca de praia, a pesca de rochas, a pesca embarcada costeira, e a pesca embarcada grossa.

Pesca de Praia: Nesta modalidade de pesca o peixe pode ser encontrado da areia, onde a onda alcança, até o limite de seus arremessos. Nem sempre o maior peixe está mais longe. Na praia, muito peixe grande vem até a arrebentação da onda para comer os mariscos deslocados da areia pelo movimento das ondas.

Para pesca destes peixes, as melhores iscas são os próprios mariscos ali encontrados, como o sarnambi, tatuí, budigão, canivete, etc. Pela facilidade em se encontrar as iscas mais usadas são o camarão e os filés de peixes.

O material usado é vara para arremesso, carretilha ou molinete, linha mono ou multifilamento, chumbada e anzol, todos devidamente equilibraods.

Não se deve esquecer um bicheiro ou puçá para retirar um peixe maior.

Pesca de rochas: Esta modalidade de pesca é a mesma da pesca de praia, não sendo necessário grandes arremessos, mas exige um equipamento mais forte para vencer os enroscos de mariscos e solos acidentados que prendem os anzóis e chumbadas.

Os mariscos e caranguejos encontrados no local são boas iscas para esta pescaria. Os caniços não precisam ser longos, mas devem ser resistentes para aguentar os esticões e levantar os peixes, com carretilhas ou molinetes com engrenagens fortes.

Por: Adrualdo Monte Alto Filho
Publicado originalmente o jornal do Iate Clube do ES.

Link Relacionado:

>> Culinária Capixaba  
>> Livro Krikati, Tio Clê e o Morro do Moreno 

O Esporte na História do ES

A bola - Por  José Anchieta de Setúbal

A bola - Por José Anchieta de Setúbal

O instrumento mais importante para a realização de uma partida de futebol, por certo, é a bola de couro.

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Santo Antônio Futebol Clube

O bairro mais antigo da capital espírito-santense tem uma imensa importância para o futebol capixaba, pela trajetória esportiva do time do Santo Antônio

Ver Artigo
O Caxias Esporte Clube

A história registrada das entidades de classe da PMES tem seu inicio no dia 29 de julho 1919, conforme a Ordem do Dia n° 159-A, do Corpo Militar de Policia (PMES)

Ver Artigo
No Maracanã, 1950 e 2014

Elça Melo Soares, escritora de 92 anos que esteve na dramática final da Copa do Mundo de 1950 mostra suas lembranças daquele dia e suas esperanças para a Seleção Brasileira neste ano

Ver Artigo
Mora

É válido destacar, resgatando os costumes dos imigrantes italianos que vieram para o ES, os jogos de lazer, como mora, baralho e bocha, ainda praticados pelos descendentes em Santa Teresa

Ver Artigo
Pesca com iscas artificiais

As moscas são do tipo seco (de superfície), afogadas e ninfas (submersas). É usada na pesca do salmão, truta, blackbass, tilápia, etc

Ver Artigo