Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

O Convento da Penha - Por Heribaldo L. Balestrero

Vista da nave de trás da Igreja do Rosário e o Convento da Penha

O Convento da Penha

 

Deixei para o final destes comentários, para encerrar com chave de ouro a relação das igrejas e matrizes de Vitória e Vila Velha, o nosso augusto Convento da Penha.

Construído por Frei Pedro Palácios, religioso franciscano, aqui chegado em 1558, ou seja, ainda no tempo de Vasco Coutinho, este monumento, que representa para nós, capixabas ou não, o repositório mais sagrado de todas as nossas esperanças, as emoções mais deliciosas de nossos corações, na contemplação da fé que surpreende até a própria natureza, na sua magnificência.

Colocado no alto do penhasco que encima à montanha banhada pela baía em que aportara, como também o fizera Coutinho a 23 de maio de 1535, no seu fundador Palácios, ele se confunde com a profundeza azul do céu, dourado pelos venábulos do sol, nos dias cálidos de verão.

No doce encanto da obra majestosa e indestrutível, Pedro Palácios morreu no dia 02 de maio de 1570, quando acabava de celebrar a primeira festa da Penha.

Levado para Vitória, foi sepultado no antigo convento de São Francisco, demolido em parte, no ano de 1925, pelo padre Leandro Dell’Uomo, desaparecendo aquelas relíquias sagradas que ali jaziam há 355 anos.

Não culpemos somente o padre Leandro Dell’Uomo pela injustiça que praticou, talvez por ignorância.

Ele era um sacerdote italiano e nada conhecia das nossas tradições, nem mesmo da história dos franciscanos no Espírito Santo. Perdoando-o pela ingratidão histórica que praticou, aliás já feita por muitos dos que conhecem a história capixaba em todos os seus detalhes, não faremos mais do que uma caridade, olhando para a nossa cidade, uma das mais antigas do Brasil, onde quase não existem mais laços de ligação entre o presente e o nosso passado tão cheio de glórias, destroçadas inclementemente nas mãos dos inimigos da tradição e do passado.

 

Fonte: A Obra dos Jesuítas no Espírito Santo, 2012
Autor: Heribaldo L. Balestrero
Compilação de fotos: Walter de Aguiar Filho, setembro/2012 



GALERIA:

📷
📷


Convento da Penha

Arquitetura e a Ornamentação do Convento da Penha

Arquitetura e a Ornamentação do Convento da Penha

Chester Smith acreditava, assim, que o alpendre à frente da residência dos padres no Convento de N. S. da Penha pudesse ser o mais antigo do Brasil – o que é um tanto difícil de conceber

Pesquisa

Facebook

Matérias Relacionadas

Construção de Igrejas pelos Jesuítas no ES

Foi na igreja da Misericórdia que foram inumados os restos mortais de Vasco Fernandes Coutinho. É o que se deduz da seguinte nota (Mário Freire, Capitania do Espírito Santo, p. 82)

Ver Artigo