Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

O Espírito Santo em 1900

Vista de Vitória em 1884. Veja a Igreja Matriz, atual Catedral. Arquivo: A Gazeta

Sua população - 209.783 almas - na quase totalidade empregava-se no trato da terra, dedicando-se, de preferência, às culturas de café, cacau, algodão, cana-de-açúcar, milho e arroz.

O comércio desenvolvia-se, principalmente o de exportação e importação, que já se fazia diretamente com os Estados unidos da América, Europa e Argentina. Dois estabelecimentos bancários funcionavam na capital: o Banco Espírito-Santense e o Banco da Vitória.

O território do Estado estava dividido em vinte e duas comarcas, compreendendo doze cidades - inclusive a capital - e dezessete vilas. Sua representação no Parlamento Nacional era constituída, além dos três senadores, de quatro deputados. Para o Congresso Estadual elegia vinte e cinco representantes.

As principais localidades dispunham de estações de correios e telégrafos. A capital ostentava uma dezena de grandes edifícios, nos quais estavam instalados o governo estadual, o Congresso, a Corte de Justiça e outros serviços, além de um teatro, inaugurado durante a primeira administração Muniz Freire.

A comunidade católica - ou seja, a quase totalidade da população - desde 1895 vira satisfeito antigo anelo, isto é, a criação do bispado local. Naquele ano, aos quinze de novembro, o papa Leão XIII promulgou a bula que instituia a diocese do Espírito Santo, com sede em Vitória, e mandava submeter ao respectivo bispo a paróquia de Veado - atual Siqueira Campos - antes incluída na diocese de Mariana.

O judiciário estadual tinha a sua mais alta instância na Corte de Justiça - sediada em Vitória - e composta de cinco ministros, assistidos pelo procurador geral do Estado.

Bem promissoera a vida associativa, principalmente a profana, que tinha nos Clubes Comercial e Alemão - ambos em Vitória - suas mais altas expressões.

Culturalmente, o Estado fizera apreciáveis progressos. A simples existência, na capital, do bispado, Escola Normal, Biblioteca Pública, dois jornais, permite concluir pela presença de uma numerosa classe de homens de letras e saber. Também o interior podia apontar os seus bacharéis, médicos, professores, juízes e promotores de Justiça, além dos vigários, agentes dos correios e telégrafos, que todos eram elementos vivos de uma cultura algo superior à rotina da maior porção dos habitantes da terra.

Fonte: História do Estado do ES, 1ª edição 1951
Autor: José Teixeira de Oliveira

Links Relacionados:

>> Exportações no ES
>>
 
Importações em 1827
>>
 
Assistência Social em 1830 - Vitória 
>> Antigos nomes de ruas de Vitória 
>>
 
Peroás e Caramurus  
>> Vegetação e Crustáceos em 1862 no ES
>>
 
Peixes catalogados em 1862 no ES
>>
 
Panorama do ES em 1862 

História do ES

O teatro durante a ditadura

O teatro durante a ditadura

No Brasil da década de 1970, muitos artistas e intelectuais acreditavam que a repressão militar, exacerbada pelo Ato Institucional nº 5, de 1968, havia silenciado os setores que se opunham à ditadura. Contudo, como podemos observar, por certas criações artísticas, como a composição de Chico Buarque Apesar de Você, que havia um grito contra a ditadura militar

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

O Espírito Santo na 1ª História do Brasil

Pero de Magalhães de Gândavo, autor da 1ª História do Brasil, em português, impressa em Lisboa, no ano de 1576

Ver Artigo
O Espírito Santo no Romance Brasileiro

A obra de Graça Aranha, escrita no Espírito Santo, foi o primeiro impulso do atual movimento literário brasileiro

Ver Artigo
Primeiros sacrifícios do donatário: a venda das propriedades – Vasco Coutinho

Para prover às despesas Vasco Coutinho vendeu a quinta de Alenquer à Real Fazenda

Ver Artigo
Vitória recebe a República sem manifestação e Cachoeiro comemora

No final do século XIX, principalmente por causa da produção cafeeira, o Brasil, e o Espírito Santo, em particular, passaram por profundas transformações

Ver Artigo
A Vila de Alenquer e a História do ES - Por João Eurípedes Franklin Leal

O nome, Espírito Santo, para a capitania, está estabelecido devido a chegada de Vasco Coutinho num domingo de Pentecoste, 23 de maio de 1535, dia da festa cristã do Divino Espírito Santo, entretanto... 

Ver Artigo