Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

O peroá está de volta

Peroá - Estampa da artista plástica Monica Boiteux

O peroá branco, que estava escasso no litoral capixaba, voltou. Há dois meses, os cardumes descobertos no Estado do ES surpreenderam os pescadores, que passaram a trazer do mar, em um barco, duas toneladas de peroá. Antes dessa bonança, os barcos ficavam uma semana na costa para trazer até 300 quilos de peroá. É sinal de que há muito do peixe no fundo do mar.

Saiba mais sobre o peroá:

- Há duas qualidades de peroá no litoral brasileiro: o peroá-preto, chamado cientificamente de balistes vetula; e o peroá-branco, o balistes capriscus. No Estado, o mais comum é o peroá branco, considerado o de melhor qualidade devido à consistência e a maciez da carne.

- O peroá é muito frequente no litoral capixaba em virtude dos campos de algas caucárias (de formação rochosa) localizados na região. A superfície favorece à propagação e procriaçao do peixe. Ele pode ser encontrado em abundância no centro-sul do Espírito Santo, mais precisamente na faixa litorânea que compreende Marataízes e Aracruz. O peixe se fixa em profundidade máxima de 50 metros.

- O peroá é encontrado em grande quantidade nos mercados nesta época do ano por um único motivo: os cardumes se aproximam mais da costa entre junho e setembro, devido às mudanças das correntes marinhas, que são mais frias com a chegada do inverno.

- De acordo com dados do IBAMA, em 2006 e 2007 o ES teve um crescimento na produção de pescado de 16% em relação a 2005. As espécies que mais contribuíram para o aumento foram o cação, o espadarte, o dourado e o badejo. A produção de peroá apresentou um decréscimo de 5,2% em relação a 2006.

Fonte: Jornal A Gazeta (16/06/2008)

LINKS RELACIONADOS:

>> Aprenda a escolher um bom peixe  
>> Baixo de Pargos
>> Mandamentos do bom pescador amador
>> Melhores pesqueiros do ES
>>
 
Boa pescaria! 
>>
 
Pesca de Água Doce
>>
 
Pesca Embarcada
>>
 
Modalidades de Pesca
>> Peixes catalogados em 1862 no ES
>> 
Culinária Capixaba 



GALERIA:

📷
📷


Culinária Capixaba

Escondidinho com porco na lata

Escondidinho com porco na lata

Esse prato faz sucesso em Dores do Rio Preto, onde está a portaria capixaba do Pico da Bandeira.

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Moquecas e peixadas – Por Cacau Monjardim

Do hábito indígena de "moquear" o peixe, nossos antepassados, de pai para filho, foram melhorando a técnica de preparo

Ver Artigo
Agora saberemos quem serve peixada

Moqueca capixaba vai ter receita unificada e até selo de qualidade. Projeto também quer transformar o prato em tradicional patrimônio imaterial

Ver Artigo
Você come moqueca ou peixada?

"Moqueca, só capixaba! O resto é peixada". A frase dita pelo jornalista Cacau Monjardim ficou conhecida dentro e fora do Estado do ES, causando ciúme em vários centros gastronômicos do país

Ver Artigo
Camarões ao creme

Parafraseando o escritor Deomar Bittencourt, nós, no Espírito Santo, achamos que só quem sabe preparar peixe é o capixaba

Ver Artigo
Culinária Capixaba - TORTA CAPIXABA

Para deleite de todos publicamos neste site receitas deliciosas da culinária capixaba, com o uso de peixes e mariscos. Aproveite!

Ver Artigo