Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

O peroá está de volta

Peroá - Estampa da artista plástica Monica Boiteux

O peroá branco, que estava escasso no litoral capixaba, voltou. Há dois meses, os cardumes descobertos no Estado do ES surpreenderam os pescadores, que passaram a trazer do mar, em um barco, duas toneladas de peroá. Antes dessa bonança, os barcos ficavam uma semana na costa para trazer até 300 quilos de peroá. É sinal de que há muito do peixe no fundo do mar.

Saiba mais sobre o peroá:

- Há duas qualidades de peroá no litoral brasileiro: o peroá-preto, chamado cientificamente de balistes vetula; e o peroá-branco, o balistes capriscus. No Estado, o mais comum é o peroá branco, considerado o de melhor qualidade devido à consistência e a maciez da carne.

- O peroá é muito frequente no litoral capixaba em virtude dos campos de algas caucárias (de formação rochosa) localizados na região. A superfície favorece à propagação e procriaçao do peixe. Ele pode ser encontrado em abundância no centro-sul do Espírito Santo, mais precisamente na faixa litorânea que compreende Marataízes e Aracruz. O peixe se fixa em profundidade máxima de 50 metros.

- O peroá é encontrado em grande quantidade nos mercados nesta época do ano por um único motivo: os cardumes se aproximam mais da costa entre junho e setembro, devido às mudanças das correntes marinhas, que são mais frias com a chegada do inverno.

- De acordo com dados do IBAMA, em 2006 e 2007 o ES teve um crescimento na produção de pescado de 16% em relação a 2005. As espécies que mais contribuíram para o aumento foram o cação, o espadarte, o dourado e o badejo. A produção de peroá apresentou um decréscimo de 5,2% em relação a 2006.

Fonte: Jornal A Gazeta (16/06/2008)

LINKS RELACIONADOS:

>> Aprenda a escolher um bom peixe  
>> Baixo de Pargos
>> Mandamentos do bom pescador amador
>> Melhores pesqueiros do ES
>>
 
Boa pescaria! 
>>
 
Pesca de Água Doce
>>
 
Pesca Embarcada
>>
 
Modalidades de Pesca
>> Peixes catalogados em 1862 no ES
>> 
Culinária Capixaba 



GALERIA:

📷
📷


Culinária Capixaba

Empresário faz história de sucesso

Empresário faz história de sucesso

Osmar Bodevan abriu seu primeiro negócio no bairro em 1967. Depois montou um restaurante de frutos do mar na orla

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Pratos Típicos da Cozinha Capixaba - Torta Capixaba

Seu preparo requer uma “técnica” especial. Trata-se de prato que o espírito-santense não dispensa à mesa nos dias da Semana Santa

Ver Artigo
Pratos Típicos da Cozinha Capixaba - Muma de Siri

É uma variedade de moqueca, feita de siris novos, moles e pequenos

Ver Artigo
Você come moqueca ou peixada?

"Moqueca, só capixaba! O resto é peixada". A frase dita pelo jornalista Cacau Monjardim ficou conhecida dentro e fora do Estado do ES, causando ciúme em vários centros gastronômicos do país

Ver Artigo
A Tradição da Torta Capixaba – Por Areobaldo Lellis Horta

Uma tradição existe, que lhe é própria, que lhe pertence por inteiro e cujas origens aprofundam raízes em épocas imemoriais. Essa tradição é a TORTA

Ver Artigo
A Origem da Torta Capixaba no ES

Há registro em a Gazeta da Victoria, edição de 28 de março de 1878, divulgava-se: “aos amantes das Tortas. Camarões secos na casa de negócio Casilhas, à rua de São Diogo”

Ver Artigo