Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

O Rio Cricaré

Rio Cricaré - Conceição da Barra, foto Mônica Boiteux, 2012

O rio Cricaré, como é conhecido pelos nativos, ou rio São Mateus, como foi rebatizado pelos portugueses, tem suas nascentes em Minas Gerais.

Cortando serras e vales, chega ao território mateense onde descreve graciosas curvas, cujo traçado grafa generosamente o “S” e o “M”, iniciais de São Mateus, e deságua no Oceano Atlântico, em Conceição da Barra. Ao todo percorre 11 municípios capixabas, apesar de ter sua cabeceira no estado vizinho.

O encanto das suas águas mornas e calmas, de cor verde-esmeralda, levou os índios a chaná-lo de Kiri-Kerê (dorminhoco). A quietude do seu curso, ornado pela vegetação típica e de coqueiros, exerce verdadeiro fascínio, principalmente ao entardecer.

A história de São Mateus começou a ser escrita com a chegada dos primeiros colonizadores portugueses, por volta do ano 1544.

A pequena povoação do rio Cricaré recebeu o nome de São Mateus, por ter sido no dia consagrado ao evangelista Mateus (21 de setembro) que o padre José de Anchieta passou pela capitania do Espírito Santo, visitando suas aldeias.

Por meio do rio, os portugueses colonizaram a região, onde fundaram o porto no século XVII. Sua história passa pelos ciclos da cana-de-açúcar, do café, da farinha de mandioca e da madeira.

A relação do homem com o rio é muito estreita. Os colonizadores chegaram por ele. As edificações mais importantes foram erguidas no porto. A vila começou a prosperar a partir do rio, que por muito tempo foi o único elo de ligação entre São Mateus e as demais localidades, explica a historiadora Elinéia Lima.

Atualmente, em função do assoreamento e do lançamento de esgoto em suas margens, o rio pede socorro. A pesca, apesar do forte declínio, ainda sobrevive.

 

Fonte: A Gazeta de 15/07/2007
Compilação: Walter de Aguiar Filho, maio/2012 

 

LINKS RELACIONADOS:

  São Mateus 
  São Mateus, terra de barões



GALERIA:

📷
📷


Rios do ES

Amor ao rio e aventura de Baixo Guandu ao mar

Amor ao rio e aventura de Baixo Guandu ao mar

Passeio ecológico na foz de Regência deu origem à Descida do Rio Doce, num percurso de 154 quilômetros

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Rio da Costa – Por Seu Dedê

Rio genuinamente canela-verde, nasce e deságua dentro do município de Vila Velha. Conhecido pelos antigos como simplesmente maré

Ver Artigo
A Vida dos documentos - Por Gabriel Bittencourt

Conheça o documento pioneiro da historiografia capixaba

Ver Artigo
As bacias dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória

O aumento do consumo de água na Grande Vitória junto com a redução da demanda tem levado a uma conta amarga: o perigo real de racionamento

Ver Artigo
Rios Iconha e Novo: união faz a diferença

Da junção dos dois rios surge o Piúma, que desempenha papel fundamental na sobrevivência dos pescadores da região

Ver Artigo
Visitantes chegam e ficam - Itaúnas

A vila de Itaúnas é um festival de sotaques diferentes, marcando a diversidade de pessoas que fizeram a opção de viver ali

Ver Artigo