Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Pedra Menina

Como muitas regiões do Caparaó capixaba, o distrito de Pedra Menina não foge à regra. O nome do lugar é esse por conta de uma lenda indígena da região. Os moradores juram que as montanhas que contornam o pequeno lugarejo tem o formato de uma menina deitada. Quem vai ao lugar, às vezes observa na hora, mas outras pessoas não conseguem visualizar a tal menina índia deitada.

Segundo a lenda, os índios abandonaram o litoral e foram morar nas montanhas. O Tamandaré (chefe da tribo) teve vários filhos, entre eles, uma menina. Todos viveram muito tempo no lugar atendendo as leis dos deuses Rudá e Sumé.

Um certo dia, o local foi invadido e os visitantes ficaram impressionados com a beleza das mulheres, principalmente com a menina de cabelos longos e negros. Um deles procurou seduzi-la. Então, a menina, pedindo proteção ao deus Rudá, implorou que a transformasse em pedra. E assim ele o fez. Desde então, os moradores afirmam que a menina sempre pode ser vista deitada na cordilheira protegendo o vilarejo, que tem em torno de mil habitantes.

Como Chegar:

Saindo de Vitória siga a BR 101 até a entrada de Cachoeiro do Itapemirim, são 130 quilômetros. Depois, até Dores do Rio Preto vá pela BR 482, percorrendo pouco mais de 100 quilômetros. Siga dentro do perímetro urbano de Dores do Rio Preto até o Distrito de Pedra Menina, são mais 23 quilômetros.

Não deixe de ver:

Cinema de Rua: todas as sextas-feiras, às 20h na rua principal de Pedra Menina.

Ruínas da Igreja Nossa Senhora da Anunciata

Pico da Bandeira: a entrada capixaba do Parque Nacional do Caparaó fica em Pedra Menina.

Fonte: Jornal A Gazeta (23/06/2010)

LINKS RELACIONADOS:

>> Caparaó
>>
 
Cachoeiro de Itapemirim

Cidades do ES

Itaguaçu

Itaguaçu

O município de Itaguaçu, distante 135 km de Vitória, é uma típica cidade do interior do Espírito Santo. Localizada na região serrana do Estado, mostra-se, à primeira vista, clássica: uma rua principal, outras adjacentes, uma igreja, a sede da prefeitura e uma praça, tudo muito próximo um do outro...

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Grandes latifundiários dominavam a região de Itapemirim

Fazenda Pau Brasil de Francisco Salles Ferreira

Ver Artigo
João Neiva

A região que hoje corresponde ao município de João Neiva recebeu os primeiros imigrantes italianos em 1877. As famílias fundaram os distritos de Acioli de Vasconcelos (1887) e Demétrio Ribeiro (1891).

Ver Artigo
Ano de 1856 – Por Basílio Daemon

É criada neste ano a Colônia de Santa Leopoldina, nas margens do rio Santa Maria e ribeirões que nele deságuam, sendo por aviso do Ministério do Império 

Ver Artigo
Ano de 1847 – Por Basílio Daemon

Fundada em 1847 a Colônia de Santa Isabel, com 163 colonos chegados na sumaca Rodrigues, de propriedade de Antônio Joaquim Rodrigues 

Ver Artigo
Divisão administrativa do município de Vitória, 1937

São os seguintes limites do município de Vitória

Ver Artigo