Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Personalidade Capixaba - Luiz Baptista

Luiz Baptista - Personalidade Capixaba

Luiz Baptista: Professor, Funcionário Público Federal Aposentado (Inspetor Federal – Ministério da Educação), Advogado, Médico, Político, proprietário rural, nasceu em 28 de março de 1915 em Pau Gigante, Acioli, Município de Ibiraçú-ES, filho de Florêncio Baptista e Maria Messina Baptista, falecido em 30 de agosto de 1990, em Vitória-ES. 

Alfabetizado na escola primaria de Acioli, aí cursou o primário até a quarta serie, morando neste período com sua avó materna. Aos 15 anos mudou-se para Vitória para completar seus estudos na quinta serie do curso primário no Colégio Americano, matriculando-se a seguir no curso de admissão ao ginasial do Colégio Estadual Espírito Santo, onde completou os cursos secundário e cientifico.

Em 1940 transferiu-se para o Rio de Janeiro, para estudar Direito e Teologia, residindo no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Casou-se com Aracy Gonçalves Baptista em 19 de janeiro de 1942, fixando residência nesta cidade, lecionando português e matemática no Instituto Lafayete, no Colégio Hebreu-Brasileiro e no Colégio Souza Marques, e estabelece uma firma de lapidação de pedras preciosas.  

Em 1946, acompanhado de sua esposa, fundou o Ginásio Pan-Americano de Aimorés-MG, ali residindo até 1955, quando se elege Deputado Estadual no Estado do Espírito Santo para a legislatura de 1955 - 1959, reelegendo-se sucessivamente para as legislaturas de 1959 – 1963, 1963 – 1967, 1967 – 1971, 1971 – 1975, 1975 - 1979. Neste período, fundou Colégios em: Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cariacica, Ecoporanga, Mantenópolis, Pinheiros, todos no ES, e em Taguatinga, Brasília-DF. Ainda em Barra de São Francisco fundou a Sociedade Beneficente Loren Reno, proprietária e mantenedora da Casa de Saúde e Maternidade São Francisco.  

Em 1978, eleito Deputado Federal para a legislatura 1979 – 1983, transfere-se para Brasília, e na Câmara dos Deputados foi membro titular da Comissão de Educação e suplente da Comissão de Saúde, tendo sido relator do projeto de Lei de regulamentação da profissão de musicoterapia.  Secretário Municipal de Saúde da Serra-ES, nomeado em 28 de janeiro de 1985.  Foi fundador de Movimento Democrático Brasileiro (MDB), hoje PMDB e do Partido Popular (PP) que se incorporou ao PMDB, filiando-se depois no Partido Democrático Trabalhista (PDT).  

A convite do governo da Republica Federal da Alemanha, em 1964, faz visita a cidade de Bonn, como observador parlamentar.  

Maçom, iniciado na ARLS Floriano Peixoto nº 870, Ordem de Aimorés-MG em 24 de novembro de 1951.   

 

Condecorações:  

1966 - Medalha de Honra ao Mérito – Educador, Ministério da Educação.  

1972 - Titulo de Cidadão Honorário Aimoreense (MG), em 11/09/1972.  

1972 - Titulo de Cidadão de Barra de São Francisco-ES, em 01/10/1972.  

1976 - Titulo de Cidadão de Mantenópolis-ES, em 31/03/1976. 

1985 - Medalha comemorativa do Sesquicentenário do Poder Legislativo. 

Resolução nº 1.441/85 da Assembléia Legislativa do ES.

 

Autor: Dalton Guilherme Baptista 

 


Personalidades Capixabas

Decepção com o golpe - Gil Vellozo

Decepção com o golpe - Gil Vellozo

Antes de ter um mandato, Gil Vellozo difundia seu pensamento político em diversos jornais, inclusive O Continente, editado por ele em Vila Velha

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

José Antônio do Amaral

Não se trata apenas de um homem que se destacou pelo simples bafejo da sorte, mas por um destino pacientemente construído, desde as primeiras letras no Grupo Escolar Bernardino Monteiro 

Ver Artigo
Joaquim Antônio Pereira Baraona

Português, nascido em Ourique, no dia 23 de setembro de 1930, seguindo a velha e antiga tradição, aqui aportou vindo d'além mar, em busca de fincar na terra brasileira os marcos idealistas

Ver Artigo
Eduardo Curry Carneiro

Os momentos mais alegres de sua vida, EDUARDO CURRY CARNEIRO viveu-os quando ainda residia na fazenda em Nova Venécia, em companhia dos pais e irmãos

Ver Artigo
Carlos Augusto de Azevedo

O seu maior objetivo pessoal é vencer sempre, para orgulho próprio e da família

Ver Artigo
Fued Nemer

Exerceu a advocacia durante muitos anos nas Comarcas de Castelo, Cachoeiro do Itapemirim, Muniz Freire, Alegre e outras

Ver Artigo