Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Pesca com iscas artificiais

Pescaria com iscas artificiais

Pesca com iscas artificiais: Da mesma forma que a pesca realizada no mar, também nos lagos e rios este tipo de pescaria tem muita ação.

Pode ser realizada da margem ou embarcado, com iscas flutuantes ou de fundo e consiste em arremessar as iscas nas proximidades de galhadas, pedras ou correntes d'água e recolher em movimentos contínuos ou intercalados com toques.

Para um bom resultado neste tipo de pesca, é necessário ter um bom equipamento, devidamente equilibrado, habilidade no lançamento, conhecimenro da melhor forma de trabalhar a isca e uma boa variedade de tipos e cores de iscas.

Pesca de mosca ou fly: Este tipo de pesca exige um material especial diferente do material de pesca usado nos outros tipos. O caniço deve ser longo e flexível com carretilha especial cuja finalidade é apenas acomodar e recolher o excesso de linha, também especial com maior diâmetro e peso necessário a conduzr as pequenas iscas conhecidas como moscas, por se assemelharem a pequenos insetos.

As moscas são do tipo seco (de superfície), afogadas e ninfas (submersas). É usada na pesca do salmão, truta, blackbass, tilápia, etc.

O principal segredo deste tipo de pescaria é o lançamento que normalmente é feito na forma "por cima da cabeça" ou "rodado", mas em qualquer dos casos, consiste em movimentos de vai e vem com o caniço e a linha até colocar a mosca no ponto desejado.

Por: Adrualdo Monte Alto Filho
Publicado originalmente no jornal do Iate Clube do ES.

Links Relacionados:

>> Pesca de Água Doce
>>
 
Modalidades de Pesca 
 
>> Pesca Embarcada  
>> Culinária Capixaba  
>> Livro Krikati, Tio Clê e o Morro do Moreno 

O Esporte na História do ES

Tardes Amarelas no Futebol - Por Xerxes Gusmão Neto

Tardes Amarelas no Futebol - Por Xerxes Gusmão Neto

Eu e o meu tio Adonias, que morava em São Torquato, subimos num ônibus da Viação Celeste, que portava um letreiro esquisito: São Torquato-Cruzamento

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

E viva a Desportiva! – Por Pedro Maia

A sede da Desportiva Ferroviária se situava no alto do morro, na entrada de Jardim América e o campo era um terreno no pé do mesmo morro

Ver Artigo
Remo: O Braço Forte do Esporte Capixaba - Por João Arruela Maio

Vitória em 1952, na disputa do Campeonato Continental, na raia de Valdivia, em Santiago, no Chile

Ver Artigo
Moisés, um campeão - Por Jorge Rodrigues Buery

Na final do Campeonato Brasileiro de 1995, ele era um dos botafoguenses campeões

Ver Artigo
A pesca do Marlim Azul

No Iate Clube do Espírito Santo é festa do marlim azul. O sol brilha mais forte: é o encontro de pescadores que ganharam fama mundial...

Ver Artigo
Tardes Amarelas no Futebol - Por Xerxes Gusmão Neto

Eu e o meu tio Adonias, que morava em São Torquato, subimos num ônibus da Viação Celeste, que portava um letreiro esquisito: São Torquato-Cruzamento

Ver Artigo