Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Pesquisa no entorno do Morro do Moreno

O pesquisador Werther Krohling está realizando um trabalho no entorno do Morro do Moreno e Praia do Ribeiro e conta com a ajuda dos moradores do Morro do Moreno para realizar seu trabalho, que deve durar cerca de um ano.

Este trabalho consiste em estudar o efeito de poluentes orgânicos (esgoto doméstico) lançados in nautra sobre a fase inicial de desenvolvimento dos organismos incrustantes como algas, crustáceos, moluscos e outros invertebrados. Como esses organismos vivem aderidos às superfícies duras (rochas), eles não conseguem fugir da fonte poluidora, por isso são bons indicadores de qualidade da água circundante.

Este trabalho só vai conseguir sucesso com a ajuda dos moradores no sentido de "vigiarem" as estruturas, e caso alguém/alguma coisa danifique o material, os mesmos devem entrar em contato com o pesquisador Werther Krohling o mais rápido possível.

Para isso foram instaladas bóias em um gradiente de distância da foz do canal da costa, até próximo à praia do Ribeiro. Em cada uma dessas bóias, estão presas placas de concreto que servirão de substrato de fixação desses organismos. Essas placas serão trocadas a cada 30 dias, e essa pesquisa irá durar 12 meses, a fim de se "fechar" o ciclo anual.

Veja ao lado as fotos da preparação das poitas e estruturas de flutuação, alguns organismos incrustantes e uma estrutura experimental que ficou no mar por volta de 90 dias, evidenciando o crescimento de algas.

E-mail do pesquisador: werther@cemares.org.br

Link Relacionado:

>> AMAMOR



GALERIA:

📷
📷


Matérias Especiais

Mulher

Mulher

Salve a mulher!...
Mulher guerreira
Mulher doce
Mulher mãe
Mulher esposa
Mulher amante
Mulher drogada 
Mulher viúva
Mulher desamparada

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Jerônimo Monteiro - Capítulo XVI

Fazia-se o desembarque de passageiros, em escaleres e lanchas pequenas que atracavam às escadas dos navios

Ver Artigo
Jerônimo Monteiro - Capítulo II

Na foto ilustrativa, o casal Francisco de Sousa Monteiro e Henriqueta Rios de Sousa, pais de Jerônimo Monteiro (fim do séc. XIX). APEES — Coleção Maria Stella de Novaes

Ver Artigo
Saudações - Fernando Antonio de Oliveira

Carta endereçada ao escritor Walter de Aguiar Filho, autor do livro "Krikati, Tio Clê e o Morro do Moreno", pelas lembranças que nos traz sobre Vila Velha de outrora e pelo alerta sobre a identidade e cultura do canela-verde. Confira!

Ver Artigo
Estudos sobre a descoberta da Província - Parte VIII (FINAL)

Cristóvão Jaques foi o único que fez reconhecimentos e assentou padrões, conforme estão de acordo todos os cronistas e historiadores, estando por isso provado ser ele o primeiro que reconheceu a costa da província do ES

Ver Artigo
Estudos sobre a descoberta da Província - Parte VII

Com a chegada e desembarque, na província do Espírito Santo, do donatário Vasco Fernandes Coutinho, a 23 de maio de 1535, temos finalizado a notícia dos navegantes que tocaram ou não nas costas desta província

Ver Artigo