Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Poder Legislativo no Supremo – Por Eurico Rezende

Através da Emenda n° 832/5, procurei evitar que se outorgasse ao Supremo Tribunal uma faculdade legislativa quase absoluta.

Redigi-a assim:

"Art. 113 e parágrafo único, alíneas a, b, c e d:

"Substituí-lo pelo art. 101, §§ 1° e 2° (com a redação da Emenda Constitucional n° 16, e § 4° (no tocante ao exequatur)." ("ANAIS", Vol. 6, Tomo II, pág. 885.)

Havia decorrido apenas um ano da promulgação da Emenda Constitucional n° 16, de 26 de novembro de 1965, que racionalizou a competência do Supremo Tribunal Federal e das suas Turmas, com reais e proclamadas vantagens para o serviço judiciário e rápido escoamento de milhares de feitos. Parecia-me inconcebível e, no meu entender, continua sendo que, ao se colherem os primeiros frutos da reforma, se abrisse oportunidade a uma revisão, pela própria Corte, do sistema adotado há tão pouco tempo e de êxito tão patentemente confirmado nas lições da experiência.

De outra parte, nada legitimava a delegação, estabelecida no projeto (já não legislativa, e sim constitucional), de concessão ao Pretório Excelso de atribuições privativas do Parlamento, como a de legislar sobre processo.

Dilargou-se, abusivamente, o campo restrito dos regimentos internos, com o privilégio que subordina os direitos das partes às vacilações da maioria simples do Supremo Tribunal, no disciplinar, em regras ditadas somente por ele, à margem e à revelia das leis, "o processo e o julgamento dos feitos de sua competência originária ou de recurso".

A emenda foi rejeitada, sem, data venia, argumento ponderável. Não lhe dando aprovação, o Congresso Nacional cedeu ao Supremo grave atribuição de sua exclusiva competência.

 

Fonte: Memórias – Eurico Rezende– Senado Federal, 1988
Compilação: Walter de Aguiar Filho, maio/2018

Personalidades Capixabas

Jones, nosso maior governante e estadista

Jones, nosso maior governante e estadista

Estadista é aquele que governa bem o presente, mas com os olhos voltados para o amanhã

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

José Antônio do Amaral

Não se trata apenas de um homem que se destacou pelo simples bafejo da sorte, mas por um destino pacientemente construído, desde as primeiras letras no Grupo Escolar Bernardino Monteiro 

Ver Artigo
Joaquim Antônio Pereira Baraona

Português, nascido em Ourique, no dia 23 de setembro de 1930, seguindo a velha e antiga tradição, aqui aportou vindo d'além mar, em busca de fincar na terra brasileira os marcos idealistas

Ver Artigo
Eduardo Curry Carneiro

Os momentos mais alegres de sua vida, EDUARDO CURRY CARNEIRO viveu-os quando ainda residia na fazenda em Nova Venécia, em companhia dos pais e irmãos

Ver Artigo
Carlos Augusto de Azevedo

O seu maior objetivo pessoal é vencer sempre, para orgulho próprio e da família

Ver Artigo
Fued Nemer

Exerceu a advocacia durante muitos anos nas Comarcas de Castelo, Cachoeiro do Itapemirim, Muniz Freire, Alegre e outras

Ver Artigo