Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Praia da Sereia - A origem do nome

Praia da Sereia vista da pedra do Clube Libanês, ao fundo local onde foi construído o antigo Hotel Tabajara, propriedade de Maria Medina

Essa praia é a extensão norte da Praia da Costa e está localizada entre o promontório do farol de Santa Luzia e o istmo que a separa da Praia da Costa.

A origem do seu nome remonta aos primeiros anos do século XX, quando chegaram a Vila Velha, vindos do Rio de Janeiro, alguns construtores práticos com a tarefa de levantar os primeiros pavilhões do antigo Terceiro Batalhão de Caçadores, sediado na praia de Piratininga. Dentre eles estava o artífice de pintura de paredes, Lúcio Bacelar, que fixou residência na esquina das ruas Luiza Grinalda e Quinze de Novembro.

Bom profissional, conhecedor de boa técnica no preparo das tintas e dotado de habilidades para o desenho, logo ficou conhecido na cidade como grande artista, em razão dos belos afrescos que criou nas varandas de várias casas, principalmente daquele que pintou, gratuitamente, no frontispício da sacristia da igreja do Rosário, voltado para a praça Otávio Araújo.

Com o passar dos anos, a prole de Lucio Bacelar cresceu na razão inversa aos recursos que obtinha no exercício profissional. Achou então que deveria exercer outra atividade paralela para reforçar a renda. Foi assim que resolveu construir um barracão entre pitangueiras e cactos na margem do caminho que levava ao farol, no extremo norte da Praia da Costa, mais precisamente na atual curva da avenida Gil Veloso, entre as praias da Costa e da Sereia.

A tenda foi feita com esteios de madeira, paredes de taipa e cobertura de telhas, com duas pequenas portas na frente e um balcão onde Lúcio e o filho mais velho, Dijalma, vendiam café, aguardente, refresco de groselha, rapadura, fumo de rolo, bananas, milho cozido, mexerica, anzóis, varas de linhas para pesca. Mais tarde instalou, na frente do estabelecimento, dois balanços para atrair os filhos dos banhistas que se constituíram na alegria das crianças.

O solitário bar ou quitanda era caiado, mas, sobre as duas portas da fachada, Lúcio pintou, em cores vivas, uma sereia como que a cantar sobre a pedra de uma das ilhas fronteiras. Em razão disso, o recanto ganhou como referência o bar da Sereia, que acabou por dar nome à pequenina praia.

 

Fonte: Vila Velha - Onde começou o Estado do Espírito Santo, 1999 
Autor: Jair Santos
Compilação: Walter de Aguiar Filho, fevereiro/2012




GALERIA:

📷
📷


Curiosidades

Escândalo em primeiro casamento inter-racial

Escândalo em primeiro casamento inter-racial

Em Domingos Martins, uma descendente de alemães e suíços desafiou a família, em 1947, para se casar com um negro 

Pesquisa

Facebook

Matérias Relacionadas

Um e-mail da Mãe Natureza

Conhecendo a história conseguimos entender o nosso tempo

Ver Artigo