Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Primeiras escolas de Vila Velha

Fonte: VILA VELHA Onde começou o Estado do Espírito Santo 
Autor: Jair Santos

Junto à pedra do Cruzeiro, na Prainha, onde hoje temos a guarita da Marinha, está o casarão que abrigou a Escola Pública da antiga rua São Bento. Localizada na orla da Prainha, ficava a Escola Pública para meninos. A casa foi demolida por volta de 1920 pelo prefeito Antônio Athayde, na execução das primeiras obras de urbanização da cidade. Tratava-se da sala da residência do professor.

Escola Pública para meninas ficava na residência da professora Francelina Setúbal, localizada à esquina da rua Vasco Coutinho e largo posterior da igreja do Rosário, hoje praça Otávio Araújo. Já aEscola Pública mista ficava na esquina da rua Coronel Mascarenhas e praça da Bandeira, ao lado da igreja do Rosário. Foi construída em 1911 pelo governo Jerônimo Monteiro.

Tivemos também outra Escola Pública localizada na esquina das ruas Padre Carneiro e Pedro Palácios. A casa e a rua Padre Carneiro desapareceram em consequência das obras de urbanização realizadas durante a segunda administração do prefeito Eugênio Pacheco de Queiroz, em 1940.

A cargo das professoras Cynthia e Izaltina Fernandes, houve aEscola Pública que ficava na casa de esquina da ruas Jerônimo Monteiro e Presidente Lima. Essa escola atendia às crianças do antigo bairro da Maxambomba.

Por fim, a Escola Pública mista que ocupou o belo casarão da rua Dom Jorge de Menezes e possibilitou o agrupamento das pequenas escolas instaladas nas residências dos professores. Era o começo doGrupo Escolar Vasco Coutinho, localizado hoje na Praça Duque de Caxias.

Até a metade do século XX, Vila Velha só tinha escola de primeiro grau. Para cursar o ginásio, ou segundo grau, o estudante deveria deslocar-se diariamente até Vitória. Para isso era indispensável que a família tivesse recursos para arcar com as despesas de colégio, transporte e merenda. Com isso, poucos estudantes puderam continuar os estudos depois de completar o primeiro grau.

Nota do site: Desde 1972, foi criada a escola de Ensino Fundamental e Médio Francelina Carneiro Setúbal, localizada na avenida Santa Leopoldina, Coqueiral de Itaparica, no município de Vila velha.

Em homenagem a esta grande educadora, uma das vias de Vila Velha leva seu nome. A av. Francelina Setúbal fica em Itapoã/ Itaparica.



GALERIA:

📷
📷


Vila Velha

Vila Velha quando aqui cheguei - Por Edward Alcântara

Vila Velha quando aqui cheguei - Por Edward Alcântara

A praça conhecida como Praça da Matriz em frente à igreja do Rosário; aos fundos da igreja, uma área aberta reservada para futura praça com algumas árvores, casas residenciais e comercias ao seu entorno

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Carnaval antigo de Vila Velha

O Carnaval de Vila Velha também tem a sua tradição. Logo no seu início as mulheres não se fantasiavam, porém os homens caprichavam para apresentar fantasias caras ou extravagantes

Ver Artigo
O Natal e seus festejos

NATAL, festa máxima da cristandade! Como hoje, também a Vila Velha antiga se preparava para este grande dia na residência do Desembargador Ferreira Coelho 

Ver Artigo
Curiosidades de Vila Velha

Na pesca com a maré cheia, os peixes principais eram as tainhas e os robalos. Além disso, nas marés baixas, o rio era rico em caranguejos, guaiamuns, aratus, canivetes, siriobas, rerietês, berbigão e siris

Ver Artigo
Paul

Qual a origem do topônimo "Paul"?

Ver Artigo
E assim se deu a luz em Vila Velha (30/07/1910) – Por Dijairo Gonçalves Lima

Pelo visto, tinha-se a impressão de que alguns ainda tinham dúvidas de que, naquela noite, a cidade ficaria iluminada por lâmpadas incandescentes

Ver Artigo