Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

Primeiras escolas de Vila Velha

Escola Pública mista na rua Dom Jorge de Menezes, na Prainha. Era o início do Grupo Vasco Coutinho.

Junto à pedra do Cruzeiro, na Prainha, onde hoje temos a guarita da Marinha, está o casarão que abrigou a Escola Pública da antiga rua São Bento. Localizada na orla da Prainha, ficava a Escola Pública para meninos. A casa foi demolida por volta de 1920 pelo prefeito Antônio Athayde, na execução das primeiras obras de urbanização da cidade. Tratava-se da sala da residência do professor.

Escola Pública para meninas ficava na residência da professora Francelina Setúbal, localizada à esquina da rua Vasco Coutinho e largo posterior da igreja do Rosário, hoje praça Otávio Araújo. Já aEscola Pública mista ficava na esquina da rua Coronel Mascarenhas e praça da Bandeira, ao lado da igreja do Rosário. Foi construída em 1911 pelo governo Jerônimo Monteiro.

Tivemos também outra Escola Pública localizada na esquina das ruas Padre Carneiro e Pedro Palácios. A casa e a rua Padre Carneiro desapareceram em consequência das obras de urbanização realizadas durante a segunda administração do prefeito Eugênio Pacheco de Queiroz, em 1940.

A cargo das professoras Cynthia e Izaltina Fernandes, houve a Escola Pública que ficava na casa de esquina da ruas Jerônimo Monteiro e Presidente Lima. Essa escola atendia às crianças do antigo bairro da Maxambomba.

Por fim, a Escola Pública mista que ocupou o belo casarão da rua Dom Jorge de Menezes e possibilitou o agrupamento das pequenas escolas instaladas nas residências dos professores. Era o começo doGrupo Escolar Vasco Coutinho, localizado hoje na Praça Duque de Caxias.

Até a metade do século XX, Vila Velha só tinha escola de primeiro grau. Para cursar o ginásio, ou segundo grau, o estudante deveria deslocar-se diariamente até Vitória. Para isso era indispensável que a família tivesse recursos para arcar com as despesas de colégio, transporte e merenda. Com isso, poucos estudantes puderam continuar os estudos depois de completar o primeiro grau.

Nota do site: Desde 1972, foi criada a escola de Ensino Fundamental e Médio Francelina Carneiro Setúbal, localizada na avenida Santa Leopoldina, Coqueiral de Itaparica, no município de Vila velha.

Em homenagem a esta grande educadora, uma das vias de Vila Velha leva seu nome. A av. Francelina Setúbal fica em Itapoã/ Itaparica.

 

Fonte: Vila Velha, Onde começou o Estado do Espírito Santo, 1999
Autor: Jair Santos



GALERIA:

📷
📷


Vila Velha

Apicum do Poço - Edward Athayde D’Alcântara

Apicum do Poço - Edward Athayde D’Alcântara

De lagoa em lagoa a água foi se juntando até chegar a lagoa maior conhecida como Apicum do Poço, e principal braço (braço sul) do Rio da Costa

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

O Natal e seus festejos

NATAL, festa máxima da cristandade! Como hoje, também a Vila Velha antiga se preparava para este grande dia na residência do Desembargador Ferreira Coelho 

Ver Artigo
Vila Velha, a Cidade, sua História – Por Seu Dedê

O geólogo canadense Charles Frederick Hart, visitou Vila Velha no ano de 1865

Ver Artigo
A Prainha do meu tempo – Por Seu Dedê

Não existia o uso do termo Prainha por quem residisse onde hoje diziam ser a Prainha

Ver Artigo
A História da Marinha em Vila Velha

Você sabia que a Marinha é mais antiga do que o Exército em Vila Velha?

Ver Artigo
Festa da Penha – Por Edward Athayde D’Alcântara

A dispersão do povo residente em Vitória ou ao longo da linha de bondes ia até a madrugada; o bonde funcionava 24h

Ver Artigo